O icônico mangaká de horror, Junji Ito, revelou em entrevista recente qual o seu medo mais profundo, que o faz perder o sonho à noite.
Conforme revelado pela revista OtakuUSA, Ito revelou que o que mais o assusta nos últimos tempos é a ideia de que o futuro da indústria de mangá possa ser profundamente impactado pelo avanço da inteligência artificial.
O mangaká disse ainda que considera que as gerações mais modernas estão cada vez mais incomodadas com o lado “psicopata” da humanidade, e que isso pode fazer com que o publico do futuro acabe dando preferência a narrativas construídas dentro dos padrões, por IA.
“Há uma palavra, ‘hitokawa’ [desmascaramento]”, explicou Ito. “No sentido que, as pessoas têm medo do lado psicopático dos humanos. Sinto que essa tendência é mais forte do que costumava ser. No entanto, ela não categoriza ou verbaliza o medo, então há coisas que não entendo tão bem. Se eu puder analisar essas partes, posso incorporar essas tendências em meu trabalho e criar algo que venda.”
“Fundamentalmente, não acho que os medos das pessoas tenham mudado muito ao longo do tempo”, disse Ito. “Por outro lado, eu sempre tenho o desejo de criar algo novo e assustador. É como algo que você não achava que tinha medo antes e de repente se torna assustador. Uma vez desenhei um mangá chamado Uzumaki. O padrão de redemoinho que existe naturalmente se conecta com o medo, e o padrão de redemoinho que até então era visto casualmente passa a ser algo assustador. Dessa forma, gostaria de criar uma história em que o inesperado se torne, assustador antes que a IA seja capaz de fazer o mesmo.”
Leia mais sobre Junji Ito:
Tomie é a primeira obra de Junji Ito, que já lhe rendeu um prémio Kazuo Umezu em 1989.
No Brasil, a editora Pipoca & Nanquim ficou responsável pelo lançamento, em fevereiro do ano passado.
Podem matá-la quantas vezes quiserem, que ela ainda assim ressurgirá neste mundo, mais bela do que nunca. Ninguém sabe ao certo quem ou o que ela é, mas uma coisa é fato: se você se deparar com Tomie Kawakami, seu destino estará selado. E ele não poderia ser mais aterrador.
Por trás de um rosto fascinante, realçado por uma única pinta debaixo do olho esquerdo, esconde-se um mal terrível. Um mal sedutor, capaz de enfeitiçar os homens e levá-los a cometer o mais hediondo dos atos: o assassinato. Mas como explicar o fato macabro de que a vítima desse instinto homicida é a própria Tomie? Eles a matam, matam e matam, mas o mundo nunca estará livre de Tomie.
Fonte: terra gameon