Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Impressão em 3-D imita coração humano

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachussetts (MIT) divulgaram recentemente no periódico científico Science Robotics um estudo inédito sobre uma nova técnica de impressão 3-D. Desta vez, os cientistas querem imprimir uma réplica funcional do coração de um paciente. Mas não só. O trunfo da pesquisa será fazer com que o órgão artificial seja sincronizado com a dinâmica real do sangue do paciente (a hemodinâmica).

Os cientistas pretendem criar um coração robótico personalizado, a fim de auxiliar a equipe médica a adaptar os tratamentos às peculiaridades de cada paciente. A pesquisa é inédita, porque é a primeira vez que imagens reais do coração de um paciente são usadas para a elaboração de um modelo de computação tridimensional. As imagens serão impressas com tinta à base de polímero.

Da impressora 3-D sai uma concha macia e flexível no real formato de um coração humano. É evidente que a intervenção da robótica na medicina contribui diretamente para o sucesso de diversos tratamentos, como, por exemplo, a estenose aórtica e a disfunção diastólica (doenças cardiovasculares). Para tratar da estenose aórtica dos pacientes, os pesquisadores converteram ecocardiogramas em modelos 3-D do ventrículo esquerdo e da aorta.

Já para simular a hemodinâmica do paciente, os cientistas utilizaram “mangas” robóticas semelhantes aos manguitos dos aparelhos de pressão. Essa aparelhagem foi conectada a um sistema pneumático e, em conjunto com outros componentes eletromecânicos, inflada ritmicamente, a fim de produzir de maneira artificial os movimentos do “coração” robótico. Por fim, nos testes com o órgão artificial, o fluxo sanguíneo se mostrou bastante semelhante ao dos pacientes reais.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.