Em breve, teremos a adaptação live-action de Os Cavaleiros do Zodíaco, mas, caso você queira aproveitar o universo animado, aqui temos um guia completo e recomendado para os novatos. Aqui você saberá o que é canônico, filler ou não-canônico e decidir o que assistir.
Obviamente, a recomendação é assistir tudo, mas você pode escolher como bem entender:
Saint Seiya – Os Cavaleiros do Zodíaco
Começando com o anime original, lançado em 1986, chamado originalmente de Saint Seiya, mas que ficou conhecido no Brasil como ‘Os Cavaleiros do Zodíaco‘. Esta série tem 145 episódios, que são divididos em 5 arcos:
- Batalha do Santuário
- Guerra Galática
- Batalha de Asgard
- Poseidon
- Hades
Obviamente, também temos vários arcos menores e um total de 5 filmes. Porém, vale adiantar que nenhum filme é canônico, logo, você assiste apenas se quiser. Eles também são bem difíceis de encaixar no meio da série, já que seus eventos não são ligados ao anime. Tendo isto em mente, estamos indicando onde eles deveriam fazer mais sentido. Então, vamos lá:
A Guerra Galáctica
Começando com o primeiro grande arco principal, o da Guerra Galáctica. Ele pode ser dividido em 4 arcos menores, seguindo a ordem e número de episódios:
- Guerra Galáctica: Episódios 1 a 8
- Os Cavaleiros Negros: Episódios 9 a 15
- Os Guerreiros de Ares: Episódios 16 a 22 (completamente filler, você pode pular)
- Os Cavaleiros de Prata: Episódios 23 a 41 (33 até 35 são fillers)
O Santo Guerreito: A Batalha de Eris (1987)
O primeiro filme traz a batalha contra a deusa Eris. Este filme não faz parte do cânone, mas você pode aproveitar.
Batalha do Santuário
O segundo grande arco é provavelmente o mais famoso de toda a série: A Batalha do Santuário. A experiência é incrível e, sim, contém episódios fillers, mas ainda assim, não vale a pena pular.
O Arco do Santuário:
- Episódios 42 a 73 (Os 54 a 55 e o 64 são fillers)
A Grande Batalha dos Deuses
Este filme foi a grande inspiração para o próximo arco do anime, o dos Guerreiros Deuses. Aqui, eles precisam enfrentar Durval, o representante de Odin na Terra. Hyoga é enviado para investigá-los, mas acaba se tornando um dos ininimigos.
A Batalha de Asgard
O grande terceiro arco do anime é a Batalha de Asgard, focado na Mitologia Nórdica. Este arco inteiro é filler, mas é muito bem recebido pelos fãs. Ele possui uma boa história, ótimos personagens e grandes lutas.
O arco de Asgard é composto pelos episódios 74 a 99 (completamente filler)
Poseidon
O quarto grande arco é o de Poseidon, o deus dos mares. Não há episódios filles aqui, logo, você tem que assistir todos os episódios. Este arco traz a batalha contra os Marinas e também traz desenvolvimentos interessantes para os Cavaleiros de Athena.
O arco de Poseidon acontece entre os episódios 100 a 114
A Lenda dos Defensores de Atena: A Batalha de Abel (1988)
O terceiro filme da série é o maior sucesso de bilheteria dentro da franquia até Prólogo do Céu. Aqui, conhecemos Abel, que deseja dar o controle da Terra para os deuses do Olimpo. Ele é irmão de Atena e ela não resiste ao seu pedido.
O filme traz o retorno dos Cavaleiros de Ouro e existem novos inimigos.
Os Guerreiros do Armagedon (1989)
O filme traz a batalha dos Cavaleiros de Atena contra Lúcifer. Aqui, pela primeira vez, a mitologia é deixada de lado e vemos uma figura presente no cristianismo.
O filme também traz o retorno de Abel, Éris e Poseidon.
A Saga de Hades
A Saga de Hades é dividida em 3 pequenos arcos. E não há fillers aqui. Aqui, os guerreiros de Atena enfrentam Hades, o deus dos mortos, que reencarnou em Shun, considerado o homem mais puro do mundo. Agora, eles precisam enfrentar os perigosos guerreiros que vestem as sapuris e também enfrentarão alguns antigos aliados. Confira:
- Capítulo do Santuário: 115 a 127
- Capítulo do Inferno: 128 a 139
- Capítulo dos Elíseos: 140 a 145
O Prólogo do Céu
Este filme já foi considerado uma sequência canônica do final da Saga de Hades, porém, ele acabou perdendo esta posição quando Kurumada decidiu criar a saga ‘Next Dimension’ no mangá.
Originalmente, ele seria a primeira parte de uma trilogia. Aqui, Atena enfrenta as consequências por ter desafiado os deuses do Olimpo.
Derivados
Com o fim da série animada clássica, tivemos 4 derivados, 1 filme CGI e um Remake.
Soul of Gold
Em Soul of Gold, temos o foco nos Cavaeiros de Ouro e os eventos se passam durante a Saga de Hades, mais precisamente durante a fase dos Elíseos. A série possui 13 episódios e não tem continuação.
The Lost Canvas
Neste anime, você é levado à Guerra Santa anterior, 200 anos antes da saga principal. Aqui, você conhecerá Cavaleiros de Ouro diferentes (com exceção de Dohko e Shion), mas que possuem certas similaridades com suas contrapartes do presente.
Entretanto, o anime nunca foi terminado, tendo apenas duas temporadas por ter tido poucos resultados no Japão. No total, são 26 episódios (13 episódios por temporada).
Saint Seiya Omega
Talvez este seja o derivado mais controverso de todos. Ele se passa anos depois dos eventos do anime original, onde vemos novos personagens assumindo diferentes papéis e também somos brindados com alguns clássicos assumindo posições superiores.
O anime teve final e durou 97 episódios, divididos em 2 temporadas.
Saintia Sho
O mangá de Saintia Sho conta com arte e roteiro de Chimaki Kuori, e sua história ocorre pararela à original de Masami Kurumada. Enquanto o mangá original seguiu um garoto chamado Seiya e outros Cavaleiros que lutam para proteger a deusa Atena, a nova série segue uma personagem feminina chamada Shō, uma “Saintia” que luta contra as divindades do mal e faz parte de um grupo secreto de guerreiras de Atena composto apenas por mulheres.
A Lenda do Santuário
Este é um filme em CGI que reconta a história do arco mais famoso de Cavaleiros do Zodíaco. Obviamente, ele não faz parte do cânone e nem tem continuação, fazendo alterações significativas em alguns personagens e na história.
Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco (Remake)
O anime original acabou ganhando um remake em CGI. Ele segue os eventos do anime original, mas tem diversas diferenças. No total temos 12 episódios, divididos em 2 partes da mesma temporada.
A segunda temporada já foi confirmada, com lançamento previsto para 2023.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Os Cavaleiros do Zodíaco terá mangá derivado com Poseidon
- Os Cavaleiros do Zodíaco | Fãs colocam dublagem clássica em novo anime
Escrito e ilustrado por Masami Kurumada, Os Cavaleiros do Zodíaco teve sua estreia em dezembro de 1985 na revista Weekly Shōnen Jump.
O mangá, intitulado originalmente como Saint Seiya, conta a história de um grupo de cinco jovens guerreiros cuja função é proteger Saori Kido, reencarnação de Atena, a deusa grega da sabedoria. Para lutar, eles utilizam sua energia interior, o cosmo, e suas armaduras que são inspiradas em constelações e na mitologia grega.
Fonte: terra gameon