A franquia God of War se tornou um dos grandes títulos da PlayStation, ao longo dos quase 18 anos desde o lançamento do primeiro jogo.
Com ação cada vez mais refinada, e uma narrativa cativante repleta de vingança e mitologia, o semideus espartano Kratos se tornou um personagem icônico, facilmente reconhecível por qualquer gamer.
Abaixo, preparamos um guia para quem tiver interesse em jogar os jogos na ordem cronológica da franquia. Confira:
1. God of War: Ascension (2013)
Ascension, o sétimo jogo de God of War, em ordem e lançamento, é o primeiro cronologicamente. Trata-se de um conto de vingança, que explora os primeiros dias da transformação de Kratos de um semideus espartano no Deus da Guerra.
A ascensão ocorre meses depois de Kratos ter sido manipulado a matar sua esposa e filha pelo deus grego da guerra Ares. Kratos, traumatizado pelos assassinatos, se recusa a honrar o juramento que fez a Ares, dando início à história de Ascension. Ares busca vingança por meio das Fúrias, três criaturas encarregadas de punir a traição, que Kratos deve matar para se livrar de seu juramento. A história termina com Kratos deixando sua casa espartana para trás, ainda atormentado por sua dor.
2. God of War: Chains of Olympus (2008)
A próxima aventura de Kratos é contada no jogo de PSP, chamado God of War: Chains of Olympus. O jogo se passa na metade dos dez anos de servidão de Kratos aos deuses (cinco anos antes de God of War) – uma servidão que, uma vez concluída, o libertará das visões tortuosas de seu passado.
A trama principal coloca Kratos como responsável por resgatar do submundo o Deus Titã do Sol, Helios, a mando de Atena. Lá, ele encontra a principal antagonista do jogo, Perséfone, Rainha do Submundo. Perséfone apresenta a Kratos uma oportunidade de se reunir com sua filha, e Kratos luta com as repercussões apocalípticas dessa reunião e sua promessa de devolver Helio aos deuses.
3. God of War (2005)
Situado cerca de 10 anos após Ascencion, o primeiro jogo de God of War começa com Kratos sucumbindo à sua dor e pulando de um penhasco no Mar Egeu. Antes de ele atingir a água, voltamos três semanas para descobrir o que levou o espartano à beira do abismo.
Kratos, chegando ao fim de sua servidão aos deuses, recebe uma tarefa final de Atena: derrotar Ares e salvar a cidade de Atenas de seu cerco. Com a promessa de perdão por suas atrocidades passadas como recompensa, Kratos sai em busca da Caixa de Pandora e mata Ares. A tarefa o leva a desafios inimagináveis, com Kratos finalmente enfrentando o Deus da Guerra. Vitorioso, mas não menos perturbado por seu passado, Kratos pula do penhasco como vimos na abertura do jogo. Atena o puxa da água e lhe oferece um trono no Olimpo, completando sua ascensão de 10 anos para se tornar o Deus da Guerra.
Ao longo do jogo, um narrador fornece uma história crucial sobre a vida de Kratos por meio de cutscenes. Kratos já serviu como um honrado capitão no exército espartano. À beira da morte e da derrota contra uma enorme força de bárbaros, ele se ofereceu a Ares em troca da vitória. Ares atendeu ao chamado, derrotou os bárbaros e reivindicou Kratos como seu servo, fundindo seus braços com as Lâminas do Caos.
4. God of War: Ghost of Sparta (2010)
Ghost of Sparta, o segundo jogo de PSP da série, se passa entre God of War e God of War 2. O subtítulo (Fantasma de Esparta) faz referência ao apelido dado a Kratos devido à sua aparência pálida, resultado de uma maldição de um oráculo que prendeu as cinzas de sua esposa e filha em sua pele.
Ghost of Sparta fornece o encerramento de dois pontos narrativos sobre família: Kratos viaja para Atlantis, onde encontra sua mãe mortal e seu irmão há muito perdido, Deimos.
O clímax vê Kratos e seu irmão reunidos, lutando contra o deus grego da morte, Thanatos. Apesar da vitória, é mais um final infeliz para Kratos. No momento em que os créditos rolam, Kratos fica ainda mais desgastado e furioso com os outros Olimpianos.
5. God of War: Betrayal (2007)
Este sidescroller 2D lançado para mobile é oficialmente parte do cânone de God of War, de acordo com o diretor de animação da Sony Santa Monica, Bruno Velazquez. Os deuses, descontentes com a sede de sangue de Kratos, tentam impedir sua última conquista com Argos, um gigante de muitos olhos que serve a Hera, Rainha dos Deuses.
Kratos é acusado de matar Argos por um assassino não identificado em uma tentativa de fraturar ainda mais seu relacionamento com o Olimpo. Mais tarde, Zeus envia um mensageiro para acabar com a destruição contínua de Kratos. O espartano responde com violência, mais uma vez desafiando os outros deuses. Betrayal deixa os jogadores com esta mensagem, estabelecendo os eventos que virão em God of War 2: “Em breve, a ira de Zeus cairia sobre [Kratos].”
God of War: Betrayal foi lançado em 2007, antes do surgimento dos smartphones, e não está disponível nas lojas de aplicativos modernas.
6. God of War 2 (2007)
God of War 2 coloca Kratos contra Zeus, o Rei do Olimpo. Nosso personagem principal, já condenado ao ostracismo devido à sua fúria de anos, rejeita o pedido de paz de Atena e continua causando estragos em toda a Grécia. É a gota d’água para o Olimpo; Zeus desce ao campo de batalha e mata Kratos.
Kratos encontra uma nova aliada em Gaia, a mãe dos Titãs e da Terra. Ela fornece a Kratos uma maneira de reescrever o passado e salvar sua própria vida. Depois de uma viagem ao submundo, ele segue as instruções de Gaia, levando-o às Irmãs do Destino. Depois de mais derramamento de sangue, Kratos cumpre sua missão e retorna ao local de sua morte.
O plano de Kratos para matar Zeus é frustrado quando outro Olimpiano se posiciona em frente à sua lâmina. É aqui que nós aprendemos sobre sua verdadeira linhagem. Kratos usa o poder do Tear para recrutar os Titãs do passado para sua guerra futura. De volta ao presente, ele lidera os Titãs em um ataque ao Monte Olimpo, estabelecendo God of War 3.
7. God of War 3 (2010)
Ocorrendo logo após o jogo anterior, God of War 3 conclui a saga grega de Kratos e resolve sua guerra com Zeus e os olimpianos.
Kratos e os Titãs lutam contra os Olimpianos em uma batalha catastrófica. Kratos (mais uma vez) é traído e (mais uma vez) desce ao submundo. Lá, ele se une a um velho aliado para derrotar Zeus de uma vez por todas. De volta à Terra, Kratos enfrenta a ira de Titãs e Deuses, levando-o a uma matança épica rumo a um confronto final com Zeus.
Kratos declara o fim de sua vingança e, com o mundo em ruínas, faz um sacrifício para liberar esperança para a humanidade.
8. God of War: A Call from the Wilds (2018)
God of War: A Call from the Wids é uma aventura em texto do Facebook Messenger lançada antes de God of War, de 2018. A história de aproximadamente 30 minutos apresenta o filho de Kratos, Atreus, e fornece informações sobre as habilidades extra-sensoriais do personagem, enquanto adiciona mais detalhes ao seu relacionamento com Kratos e sua mãe, Faye. A história se passa algum tempo antes de God of War, quando Faye ainda está viva.
Parece improvável que A Call from the Wilds ainda seja jogável, embora, como God of War: Betrayal, esta seja uma história que pode ser ignorada.
9. God of War (2018)
Situado muitos anos depois de God of War 3, o God of War de 2018 transporta Kratos da Grécia para o reino nórdico de Midgard, onde ele agora reside com seu filho, Atreus. Pai e filho planejam realizar o último desejo de Faye: ter suas cinzas espalhadas do topo do pico mais alto dos Nove Reinos.
A jornada deles não é uma caminhada direta; a dupla viaja por vários reinos, encontrando amigos e inimigos da mitologia nórdica, incluindo Baldur, Freya, os filhos de Thor, Magni e Modi, o último gigante vivo Jörmungandr e Mimir. Ao longo do caminho, Kratos enfrenta a paternidade, e as verdades que mantém escondidas de seu filho – sobre seu passado e a identidade de Atreus.
Após sua aventura, os Nove Reinos entram no longo inverno chamado Fimbulwinter, o inverno precursor do Ragnarök, o fim do mundo.
10. God of War Ragnarok (2022)
O mais recente jogo da franquia, God of War: Ragnarok, se passa três anos depois do God of War de 2018, como os Nove Reinos perto do final do Fimbulwinter e o início de Ragnarök.
Muitos personagens do jogo anterior retornam, assim como novos e importantes personagens, como o patriarca nórdico Odin e seu filho Thor.
God of War: Ragnarok continua focado nas aventuras de Kratos e Atreus, especialmente no mais novo, e explora suas identidades e poderes recém-descobertos. Na pele dos dois personagens, você atravessará todos os Nove Reinos e o Reino entre os Reinos em uma jornada pessoal de identidade, em uma busca de sobreviver ao Ragnarok.
Leia mais sobre God of War:
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades de jogos!
- God of War: Ragnarök | Destino original de Kratos é revelado
- God of War: Ragnarök está disponível para teste na PS Plus Deluxe
God of War: Ragnarök está disponível para PlayStation 4 e PlayStation 5, e já vendeu onze milhões de unidades desde seu lançamento.
Do que se trata a história do jogo?
Da Santa Monica Studio, esta é a sequência da aclamada versão de 2018 de God of War. Junte-se a Kratos e Atreus em uma jornada mítica à procura de respostas na iminência do Ragnarök. Juntos, pai e filho arriscarão tudo viajando por cada um dos Nove Reinos.
Explorando paisagens mitológicas de tirar o fôlego, eles enfrentarão deuses nórdicos, feras selvagens e outros inimigos aterradores enquanto se preparam para o maior confronto de suas vidas.
Kratos será desafiado como nunca e usará as suas poderosas armas de guerra, incluindo o Machado Leviatã e as Lâminas do Caos, para proteger sua família. Com a variedade de novas habilidades para ele e Atreus, o combate nesta odisseia épica e implacável é fluido, flexível e impactante.
Enquanto isso, as forças de Asgard se preparam…
Fonte: terra gameon