Nenhum. A palavra vem de “têmpera”, nome de um processo industrial em que um material é aquecido e então resfriado bruscamente para aumentar sua resistência e dureza. No caso específico do vidro, o tratamento térmico também faz com que ele se estilhace em pedaços pequenos ao quebrar, mais seguros em caso de acidente.
“Têmpera” é uma palavra de origem latina que significa, originalmente, “misturar nas proporções corretas” (daí seu uso na cozinha). A palavra também se referia a pessoas bem temperadas: equilibradas, que ponderam as coisas. Seu uso atual mais comum, para se referir a calor ou frio, é recente: data do século 17.
Com o tempo, veio a significar qualquer processo de aperfeiçoamento ou ajuste-fino em várias áreas, como a
música: “temperar uma escala” é fazer ajustes minúsculos nas distâncias entre as notas para que as combinações entre elas soem o mais agradável possível.
window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”420428730″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:461,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}
Fonte: abril