Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Crítica | John Wick 4: Baba Yaga

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Há quase dez anos, Keanu Reeves dificilmente imaginava que a franquia de John Wick se tornaria um fenômeno global, chegando até a influenciar várias outras produções em Hollywood. E ao contrário do que acontece na maioria dos casos, não houve sinais de desgaste. Na verdade, aqui é o contrário.

John Wick 4: Baba Yaga é o ápice do gênero, pois não apenas continua tudo aquilo que vinha dando certo até então, como expande de uma maneira realmente surpreendente.

Na trama, John Wick (Reeves) enfrenta seus adversários mais letais até agora na quarta parte da franquia. Com o preço por sua cabeça cada vez maior, Wick leva sua luta contra a Alta Cúpula de forma global, enquanto procura as pessoas mais poderosas do submundo, de Nova York a Paris, de Osaka a Berlim.

Keanu Reeves e Lance ReddickKeanu Reeves e Lance Reddick
Reprodução/Lionsgate

Vamos começar mencionando Lance Reddick. O conceituado ator, que morreu aos 60 anos na última sexta-feira (17), retornou ao papel de Charon, e apesar do tempo de tela ter sido reduzida em comparação ao terceiro filme, não deixou de ser surpreendente e impactante.

Há uma merecida dedicatória no final dos créditos.

John Wick no MetacriticJohn Wick no Metacritic
Reprodução/Lionsgate

Keanu Reeves, que já havia sido imortalizado ao interpretar Neo em Matrix, franquia de ficção científica que marcou uma geração, conseguiu outro papel definidor na carreira. O ator, no alto dos 58 anos, teve um merecido descanso através do hiato de quatro anos, e retorna “de tanque cheio”, se desafiando em sequências ousadas e complexas.

Chad Stahelski, você conseguiu de novo. O cineasta se provou como uma das maiores revelações dos últimos anos na indústria, e ao contrário do antigo colaborador, David Leitch, preferiu permanecer na franquia para realizar sua visão completa. Valeu a pena. O filme nunca teria atingido seu potencial máximo com outra pessoa ao volante.

As influências desta vez vão de filmes clássicos de samurais, faroestes e até animes. Então, caso seja fã de qualquer um, prepare-se para várias homenagens.

Há um brilhante trabalho de fotografia, do polonês Dan Laustsen, veterano da franquia que elevou seu nível para capturar as belíssimas paisagens de Osaka, Berlim e especialmente Paris, com a perseguição do Arco do Triunfo. É realmente impressionante como conseguiram tantas cenas externas, mesmo que a produção tenha acontecido no período da pandemia.

Tudo isso contribui para a construção “épica” da produção.

2025 word3
Reprodução/Lionsgate

John Wick 4, por sinal, também pode ser lembrado como a vez dos coadjuvantes brilharem: Donnie Yen, Bill Skarsgård, Shamier Anderson, Scott Adkins e Marko Zaror dão um verdadeiro espetáculo.

Skarsgård é o Marquês de Gramont, que não medirá esforços para alcançar seu objetivo. A influência na Alta Cúpula causa uma dor de cabeça considerável ao protagonista. Em nenhum outro momento tivemos um nível tão alto de urgência/ameaça quanto agora.

Mas, se ele é o cérebro, então seu implacável guarda-costas Chidi, interpretado por Zaror, são os músculos. Muitos acreditavam que desde Cassian (Common) em John Wick: Um Novo Dia Para Matar, não havia “um rival físico” à altura do protagonista. A lacuna, enfim, foi preenchida.

Donnie Yen em John WickDonnie Yen em John Wick
Reprodução/Lionsgate

Yen, enquanto isso, é Caine, um velho conhecido do passado de Wick. Alguém que é forçado a voltar à ativa para eliminar seu ex-aliado. O ator se mostrou totalmente à vontade (auxiliado talvez pela experiência em Rogue One: Uma História Star Wars, onde seu personagem também é cego) e teve muito espaço para explorar.

Anderson foi introduzido no papel do Rastreador (também conhecido como Sr. Ninguém), que é muito mais do que um simples peão no tabuleiro, e está sempre acompanhado do leal Pastor Alemão. Afinal, não poderíamos ter um filme de John Wick sem ação envolvendo nossos queridos cãezinhos.

Keanu Reeves em John WickKeanu Reeves em John Wick
Reprodução/Lionsgate

John Wick 4: Baba Yaga traz Keanu Reeves e a direção de Chad Stahelski totalmente revitalizados, e os dois podem, orgulhosamente, dizer que realizaram um dos melhores filmes de ação dos últimos tempos. E se você pensou que a duração de quase três horas poderia prejudicá-lo, esqueça, pois te mantém colado na cadeira a todo momento.

Trata-se da conclusão perfeita para a “Saga Wick”, ao mesmo tempo que um playground gigante e repleto de possibilidades para derivados continua disponível.

Leia mais sobre John Wick:

John Wick 4Baba Yaga terá Keanu Reeves no papel principal, e está em cartaz no Brasil.

Os recém-chegados no elenco principal são Donnie Yen (O Grande Mestre), Hiroyuki Sanada (Mortal Kombat), Shamier Anderson (Passageiro Acidental) e Bill Skarsgard (IT: A Coisa).

A franquia de ação com Keanu Reeves traz um assassino aposentado que volta a atuar, guiado por uma busca incontrolável de vingança. Precisando lutar contra assassinos sanguinários que o perseguem, John precisará elevar suas habilidades ao limite se quiser sair vivo.

Nota 10

Fonte: terra gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.