O fundo de capital de risco a16z reconstrói um artigo de pesquisa com “AI Town” e disponibiliza o código. “AI Town” usa um modelo de linguagem para simular um mundo virtual semelhante ao jogo The Sims, no qual todos os personagens podem buscar seus objetivos de maneira flexível e tomar decisões com base em estímulos.
Em abril, uma equipe de pesquisadores do Google e da Universidade Stanford publicou o artigo de pesquisa “Smallville”. O GPT-3.5 da OpenAI simula agentes de IA em uma pequena cidade digital com base apenas em estímulos.
Cada personagem tem uma ocupação, personalidade e relacionamentos com outros personagens, que são especificados em uma descrição inicial. Com estímulos adicionais, os agentes de IA começam a observar, planejar e tomar decisões.
O experimento mostrou que personagens controlados pelo modelo de linguagem desenvolvem comportamentos complexos e vidas sociais, como organizar idas a festas. Isso pode ser de interesse para o desenvolvimento de jogos ou para pesquisas sociais.
AITown: Modelo de linguagem simula vida social
Uma equipe da empresa de capital de risco a16z, que investe em IA generativa em jogos, recriou Smallville como “AI Town” e o lançou como código aberto no GitHub. Com base no AI Town, você pode construir sua própria pequena civilização de IA.
O “kit inicial” baseado em JavaScript suporta estados globais como locais fixos, atividades, saúde e assim por diante, bem como transações entre agentes, ou seja, um personagem virtual pode dar uma maçã a outro, onde ele próprio fica com uma maçã a menos. Isso é importante para a coerência do mundo virtual. Todos os eventos são registrados em um livro de registro separado.
A equipe de desenvolvimento espera que outros desenvolvedores ampliem a plataforma com base no kit inicial. Além do modelo de linguagem da OpenAI, o aplicativo usa o Pinecone para o banco de dados de vetores e o Convex como motor de jogo e banco de dados. Os gráficos de pixel usados no jogo foram criados usando Replicate e Fal.ai.
O AI Town é lançado sob a Licença MIT. A adaptação, distribuição e uso comercial são permitidos. O código está disponível no Github, o demo aqui, e para mais trocas, visite o Discord.
Fonte: Andre Lug