Um homem treinou uma inteligência artificial (IA) para responder golpistas e profissionais de telemarketing depois de ser incomodado diversas vezes por ligações.
A ferramenta é capaz de reproduzir a voz humana e deixar os operadores e ladrões confusos ao mudar o assunto da conversa quando dados de cartão de crédito são perguntados, por exemplo.
Ela usa o ChatGPT4 para simular cinco diferentes personalidades no telefone e falar em círculos para vencer os ladrões pelo cansaço.
Falando com golpista
A ferramenta chamada Whitebeard foi criada por Roger Anderson, de 54 anos, que mora na Califórnia (EUA).
Para provar que a IA é capaz de enganar golpistas e telemarketing, Roger fez uma demonstração.
Ao receber uma ligação de um golpista pedindo seu número de cartão de crédito, a personalidade Barba Branca (Whitebeard) foi quem atendeu o telefone.
“Olá, fale comigo”, disse o bot em resposta ao golpista, que se identificou como Kevin.
Quando o ladrão pede o número do cartão de crédito, Barba desvia para outro assunto.
“Tenho tido problemas com o controle remoto da minha televisão. Você pode me ajudar a descobrir como mudar o canal para assistir ao meu programa favorito?”, disse a máquina.
O tempo todo Barba Branca repetia informações e ignorava os pedidos de Kevin, até que, depois de 15 minutos, o golpista desistiu e desligou. A IA venceu!
Leia mais notícia boa
O preço
Por US$ 24,99 (próximo de R$ 125,00) o usuário escolhe entre Salty Sally (uma mãe cheia de trabalho), Whiskey Jack e o idoso Whitebeard, que automaticamente atendem e respondem os golpistas.
A voz do aplicativo é de Sid Berkson, um amigo que emprestou a voz para a invenção de Roger.
Fazendo muito sucesso, o sistema já tem milhares de usuários cadastros.
Roger disse que nos próximos anos quer aprimorar ainda mais o programa.
Com informações de Telegraph.
Fonte: sonoticiaboa