Já parou para pensar de onde você veio profissionalmente e aonde deseja chegar? Para responder a essa pergunta, é preciso trabalhar com a linha do tempo profissional.
Segundo Leila Arruda, mentora de carreiras e especialista em treinamentos voltados à gestão e ao desenvolvimento de novos líderes, na linha do tempo profissional há uma crescente maior de salário e cargos nos dez primeiros anos. No entanto, esse movimento tende a estagnar na década seguinte, caso não haja uma busca contínua de aprendizado.
“Essa responsabilidade não pode ser delegada a outra pessoa que não seja o próprio profissional. Cabe a ele fazer uma análise periódica – a cada dois anos – de como sua carreira está evoluindo e se ela está no caminhado traçado. Para isso, é preciso medir e definir objetivos a curto, médio e longo prazo”, diz.
Leila explica que, no curto prazo, é preciso definir aquilo que se deseja alcançar no prazo de um ano – passando de uma posição de estagiário, por exemplo, para um cargo de analista. Nessa fase, a busca por conhecimentos específicos voltados à área e pela excelência nas entregas contribuem para construir um caminho em prol de uma jornada profissional de sucesso.
No médio prazo, é preciso pensar onde se quer nos próximos cinco anos. É quando o profissional almeja um cargo de analista sênior ou especialista na área em que atua, por exemplo. Nessa fase, a exigência de conhecimento é maior, como ter domínio de um segundo idioma e iniciado ou concluído um curso de pós-graduação.
“Por fim, no longo prazo, é possível se imaginar com uma carreira consolidada, o que pode incluir estar em algum cargo de gestão, como coordenação ou presidência, por exemplo. Isso exige que as competências requeridas para esta fase estejam sendo desenvolvidas desde as posições anteriores”, comenta Leila. Ela ainda destaca que essa é a razão pela qual a linha do tempo profissional é tão importante, pois serve para trazer clareza às habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas em todos os períodos da carreira profissional.
A especialista conta que, em se tratando de profissionais de vendas, no caso, a linha do tempo profissional ajuda o profissional a entender se quer continuar como vendedor ou se, ambicionando cargos maiores, quais ações devem ser tomadas, quais atualizações em sua área de mercado são essenciais para ocupar a posição de coordenador de vendas ou outra ainda maiores.
“Mas é importante destacar que a linha do tempo se aplica a todas as áreas, a todos os profissionais e a todos os tipos de perfis. Muitas pessoas esperam estar na posição almejada para começar a desenvolver comportamentos e competências que o cargo exige. Isso pode ser um limitador. O desenvolvimento constante dos requisitos necessários para os cargos a que se deseja chegar devem estar sendo preenchidos desde cedo, desde a fase um da jornada profissional de cada um – que pode ter começado ou estar começando como estagiário, por exemplo”, conclui.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
Fonte: gazzconecta