Com a chegada da série The Last of Us no HBO, já sendo considerada uma das melhores adaptações de jogos digitais de todos os tempos, muita gente que não jogou o game começa a se perguntar se a obra está realmente tão fiel assim. Além, é claro, da curiosidade em saber como essa história termina.
No artigo de hoje, para você que não se preocupa com spoilers, trazemos a história completa de The Last of Us, em uma resumo direto e funcional. Nesse vídeo, além dos eventos do primeiro game, trazemos também de forma cronológica a expansão “Left Behind” e a HQ “American Dreams”, que fazem parte do cânone.
The Last of Us: Prólogo
A história de The Last of Us começa em setembro de 2013 nos subúrbios de Austin, Texas, onde conhecemos Joel Miller e sua filha, Sarah. Sarah dá a Joel um relógio de aniversário, antes de adormecer. Ela logo acorda, no entanto, com o toque do telefone. Ela atende, encontrando seu tio Tommy do outro lado da linha, querendo falar com urgência com seu pai.
Ela se levanta para procurá-lo, assistindo a um noticiário antes que uma explosão à distância interrompa a transmissão. Ela desce as escadas no momento em que seu pai entra freneticamente em casa, pegando uma arma antes que seu vizinho Jimmy arrebente a porta de vidro da casa. Jimmy, que Joel afirma estar “doente”, ataca os dois e Joel é forçado a atirar nele.
Tommy chega na casa e os dois se juntam a ele em seu carro, encontrando uma cidade em total caos no caminho. Ao entrarem na cidade na tentativa de chegar à ponte para escapar, a encontram congestionada por todos que tiveram a mesma ideia. Eles logo são atacados por um paciente que escapa do hospital próximo, forçando-os a acelerar, eventualmente colidindo com outro veículo e capotando o carro.
Ao saírem dos destroços, a perna de Sarah ficou ferida, e Joel precisa carregá-la enquanto ele e Tommy correm para um bar, sendo perseguidos por humanos infectados. Tommy fica no bar para afastar os infectados e diz a Joel para ir para a estrada, onde os encontrará depois.
No caminho, sendo perseguidos por infectados, Joel e Sarah são salvos por um soldado, que atira em seus perseguidores. No entanto, quando ele pergunta a seus superiores como lidar com Joel e Sarah, o soldado é instruído a eliminá-los. Joel tenta argumentar com ele, mas o soldado abre fogo. Joel tenta escapar, mas cai, derrubando Sarah no processo.
O soldado então caminha até Joel para terminar o serviço, mas Tommy chega na hora e o mata antes que ele possa fazer isso. Joel então corre para Sarah, descobrindo que ela havia levado um tiro no abdômen. Apesar de seus melhores esforços, a menina morre nos braços do pai.
The Last of Us: American Dreams
Dezenove anos depois, em Boston, encontramos a cidade, como a maioria das outras do país, em quarentena devido ao surto de anos antes. O fungo parasita Cordyceps que começou a transformar humanos em criaturas canibais com morte cerebral devastou o mundo, infectando cerca de 60% da espécie humana e causando o colapso global.
Entrando em Boston está uma garota orfã e meio delinquente de 13 anos chamada Ellie, chegando para se matricular em uma escola militar. Quase imediatamente, ela é atacada por um grupo de valentões, mas é resgatada por uma garota chamada Riley, que os coloca para correr. O diretor chega enquanto Riley foge e leva Ellie ao seu escritório para repreendê-la.
Em sua discussão, o diretor avisa Ellie sobre as consequências de suas ações, mencionando um “grupo de renegados”, que Ellie imediatamente reconhece como os “Vaga-lumes”. O diretor ataca o grupo, alegando que enquanto a cidade age como se eles fossem heróis, na verdade eles ameaçam a lei e a ordem trazida pelos militares. Ele então pune Ellie enviando-a para limpar um veículo militar.
Ela então percebe que seu walkman sumiu e conclui que deve ter sido roubado por Riley durante a briga com os valentões. Mais tarde, ela confronta Riley sobre isso, que admite ter pego, devolvendo enquanto insulta o gosto musical de Ellie.
Naquela noite, Ellie observa Riley escapando da escola e a segue. Riley diz a ela para voltar para a cama, mas Ellie se recusa, ameaçando fazer barulho o suficiente para alertar os guardas se Riley não a levar com ela. Elas fogem do prédio e atravessam os telhados da cidade enquanto Riley pergunta a Ellie sobre seus planos para o futuro.
Ellie descarta a ideia, não vendo propósito em pensar no futuro em sua situação atual. Riley então explica que logo fará dezesseis anos, quando será forçada a ingressar no exército, e pretende sair antes disso para não viver sobre o controle deles. Riley então muda de assunto, perguntando a Ellie se ela já andou a cavalo, ao que ela responde que não.
Riley então decide remediar a situação e leva Ellie a um shopping abandonado próximo. Lá, elas param em um fliperama que não funciona, onde Riley menciona um jogo de luta chamado “The Turning”, antes de partirem e seguirem para uma tenda onde mora um amigo de Riley, Winston. Riley apresenta Ellie a Winston e troca com ele uma garrafa de uísque que ela pegou, para que ele ensine Ellie a andar a cavalo pelo shopping.
Depois que eles saem, Riley entra na tenda de Winston para roubar seus suprimentos. Enquanto Ellie e Winston passeiam, eles conversam um pouco sobre sua vida antes do surto, eventualmente retornando para encontrar Riley fora da tenda. Ellie agradece Winston, até que ocorre uma explosão fora do shopping, levando o homem a montar em seu cavalo para investigar, ordenando que as meninas voltem para a escola imediatamente.
Depois que ele sai, Riley puxa o walkie-talkie que ela roubou de Winston, frustrando Ellie, que percebe que ela acabou de usá-la para distrair o homem e roubá-lo. Sem se importar, Riley usa o rádio para escutar e descobrir que os Vaga-lumes estão próximos. Na esperança de ajudá-los, ganhar seu favor e se juntar a eles como uma saída do exército, Riley rapidamente corre para encontrá-los, com Ellie relutantemente indo atrás.
Seguindo as informações do rádio, Riley e Ellie encontram os Vaga-lumes no meio de uma batalha com os militares. Riley puxa duas granadas de fumaça e as duas as jogam no meio da multidão, proporcionando uma distração para os Vaga-lumes escaparem. Enquanto Riley comemora, no entanto, os soldados abaixo a notam e começam a abrir fogo, forçando as garotas a fugirem.
Elas alcançam a segurança, mas isso acaba sendo inútil, pois um infectado se aproxima delas no telhado, quase mordendo e infectando Riley antes que as duas sejam capazes de combatê-lo. Assustada, Ellie abraça Riley depois de saber que ela está segura, mas as duas são forçadas a correr quando mais infectados chegam. Pouco depois, as criaturas são mortas a tiros pelos Vaga-lumes próximos.
Riley fica empolgada e informa que foram elas que jogaram as granadas para lhes dar cobertura. Os Vaga-lumes não aceitam a presença das garotas, no entanto, e incapacitam as duas, levando-as de volta para seu esconderijo. Lá, sua líder, Marlene, chega e desamarra as meninas. Marlene dá a Ellie um envelope, instruindo-a a abri-lo quando voltar para a escola.
Riley expressa seu desejo de se juntar aos Vaga-lumes, mas Marlene a repreende, enfatizando o perigo de pertencer ao grupo. A conversa delas é então interrompida por Catadores que tentam segurá-los para roubar seus suprimentos, mas Marlene e os Vaga-lumes os matam imediatamente (com a ajuda de Riley). Marlene então a derruba, dizendo a Riley que ela não tem ideia do que os Vaga-lumes sacrificam.
Riley retruca, contando sua experiência de ser forçada a matar o próprio pai depois que ele se transformou e matou sua mãe. Marlene minimiza sua história, tentando dissuadir a garota ameaçando-a. Isso faz com que Ellie ataque seu captor Vaga-lume, roubando sua arma e mirando em Marlene, disparando tiros de advertência. Marlene então chama Ellie pelo nome para fazê-la parar.
Assustada, Ellie pergunta como Marlene sabe seu nome, e a mulher revela que conheceu a mãe da garota, Anna, antes dela morrer, e que o envelope que ela forneceu era um carta escrita por ela para ser entregue à filha. Marlene então revela que estava cuidando de Ellie de longe, até mesmo armando para que ela fosse enviada para a escola militar como um lugar seguro; como ela prometeu a Anna que faria.
Ellie abaixa a arma e a entrega, e as meninas se preparam para ir embora. Antes disso, Marlene dá a Ellie um último presente: um canivete que pertenceu a sua mãe. As meninas então voltam para a escola e, mais tarde, Ellie lê a carta de sua mãe em lágrimas, segurando seu canivete. Pouco depois, Riley sai secretamente da escola e volta para os Vaga-lumes. Tendo passado no teste de força de vontade, ela é aceita no grupo.
The Last of Us: Left Behind
Seis semanas depois, Riley entra furtivamente na escola para encontrar Ellie, acordando-a em seu quarto. Frustrada com seu desaparecimento, Ellie inicialmente oferece uma recepção fria, mas Riley explica que se juntou aos Vaga-lumes e se oferece para explicar tudo se Ellie a seguir até o shopping abandonado para uma surpresa.
No shopping, as duas compartilham um dia de muita diversão, incluindo Riley ajudando Ellie a imaginar como seria jogar em um fliperama. Finalmente Riley revela sua surpresa: um carrossel que funciona brevemente o suficiente para Ellie andar. Elas também encontram a tenda de Winston, e Riley revela que ele morreu recentemente, aparentemente de um ataque cardíaco.
Mais tarde, Riley finalmente revela que os Vaga-lumes a designaram para outra cidade, e ela queria mais um dia para se despedir de Ellie. Ellie implora para Riley ficar e então lhe dá um beijo; mas Riley sabe que Marlene não permitiria. De repente, infectados velozes, conhecidos como Corredores, chegam no local forçando as duas a fugirem desesperadamente.
Elas alcançam um andaime, mas Ellie cai e e é atacada por um infectado. Riley a salva, mas é ela própria atacada por um Corredor, que Ellie mata cortando sua garganta. Em seguida, as duas se recuperam da luta, mas descobrem que ambas foram mordidas durante a confusão. Riley então apresenta sua opções atuais: atirar uma na outra antes de se transformarem, ou passar o tempo que as resta juntas. Ellie pergunta se há uma terceira opção, mas Riley infelizmente sabe que não há.
Contrabandeando Ellie
Três semanas depois, agora no versão de 2033, encontramos Joel vivendo como contrabandista na zona de quarentena de Boston, quando sua parceira Tess retorna de uma negociação. No entanto, ela explica que foi atacada no caminho de volta por um grupo de homens que trabalhavam para um traficante de armas local chamado Robert, que havia roubado as armas deles.
Eles rastreiam Robert e o confrontam, e ele admite ter roubado as armas, pois precisava delas para pagar os Vaga-lumes. Tess mata Robert e os dois partem para recuperar suas armas dos Vaga-lumes. Eles encontram Marlene, que concorda em devolver as armas, mas sugere uma compensação em dobro se contrabandearem algo de valor para fora da cidade para ela.
Eles concordam e seguem Marlene até um esconderijo, onde ela revela que o objeto que deseja contrabandear é na verdade uma garota: ninguém menos que Ellie. Tess vai com Marlene para confirmar o pagamento, e Joel leva Ellie de volta ao seu esconderijo para esperar seu retorno. Quando ela volta, os três seguem para o Capitólio, onde devem encontrar os Vaga-lumes e entregar Ellie.
No caminho, no entanto, eles são parados por dois oficiais que escaneiam o grupo em busca da infecção cerebral por Cordyceps. Os scans de Joel e Tess estão limpos, mas quando eles chegam até Ellie, ela entra em pânico e esfaqueia o soldado com seu canivete. Depois que Joel e Tess eliminam os outros e a questionam, Ellie revela sua mordida de três semanas. Joel e Tess ficam surpresos com a revelação, pois todos os mordidos se transformam em dois dias.
Mais tarde, Ellie os informa que Marlene acredita que ela pode ser a chava para uma cura e, embora Joel permaneça cético, Tess acredita que vale a pena tentar e determina que eles devem continuar com a entrega. Eles atravessam pelos infectados para chegar ao prédio do Capitólio, mas lá dentro descobrem que os Vaga-lumes para os quais eles deveriam entregar Ellie foram mortos.
Joel decide desistir, mas Tess o impede, puxando a camisa parao lado e revelando uma mordida que ela obteve no caminho. Tess convence Joel de que pode haver algo na resistência de Ellie à infecção e pede que ele a leve até seu irmão Tommy, já que ele tem contato com os Vaga-lumes e pode levar Ellie até eles. Tess então fica para trás para distrair um grupo de soldados que se aproxima, enquanto Joel sai com Ellie. Tess acaba sendo morta a tiros pelos soldados.
Jornada até Tommy
Joel e Ellie chegam a um local seguro, e Joel instrui a garota a nunca mencionar Tess ou perguntar sobre seu passado, e a faz concordar que seguirá suas ordens incondicionalmente, antes de contar a ela sobre seu plano de visitar um conhecido chamado Bill para obter um carro que eles possam usar para chegar até Tommy.
Depois de encontrarem Bill, eles acham uma caminhonete e conseguem dar partida enquanto lutam contra infectados. Joel e Ellie usam o carro para chegar a Pittsburgh, quando são atacados por um grupo de caçadores que defendem seu território, fazendo com que batam com o veículo recém adquirido. Eles são capazes de escapar a pé, abrindo caminho através dos caçadores, eventualmente encontrando e fazendo amizade com dois irmãos sobreviventes chamados Sam e Henry.
No entanto, durante outro tiroteio com caçadores, os irmãos são forçados a deixar Joel e Ellie para trás para escaparem por conta própria. Depois disso, Joel e Ellie continuam fugindo dos caçadores que os perseguem, acabando por ficar presos em uma ponte quebrada. Ellie determina que eles devem pular, mas Joel ordena que ela não faça isso, observando que ela não sabe nadar e provavelmente se afogará. Ela não lhe dá escolha, no entanto, e pula na água, forçando Joel a segui-la.
Debaixo d’água, Joel tenta agarrar Ellie, mas bate com a cabeça em uma pedra e fica inconsciente. Joel acorda mais tarde, levado para uma praia e cercado por Ellie e Sam. Ao se levantar, ele vê Henry, e furiosamente o mantém sob a mira de uma arma por sua decisão de deixá-los para morrer. Henry o acalma, explicando que sabia que Joel poderia cuidar de si mesmo e que precisava priorizar a segurança de seu irmão. Os dois concordam em continuar se ajudando e seguem juntos mais uma vez.
Henry menciona uma torre de rádio próxima cheia de suprimentos, e o grupo segue por um sistema de esgoto próximo para alcançá-la. Dentro dos esgotos, eles encontram os restos de um antigo assentamento, cujos habitantes há muito se foram, agora substituídos por grupos de infectados que Henry e Joel são forçados a lutar enquanto avançam.
O grupo sai dos esgotos e chega a um bairro onde luta contra mais caçadores, chamando a atenção de hordas de infectados, dos quais são obrigados a fugir, acabando por chegar à torre de rádio em segurança. Lá, Ellie e Sam discutem suas crenças e medos, com o menino explicando que seu medo mais profundo é ser infectado mas permanecer consciente, sem ter o controle de seu corpo. Ellie garante a ele que os infectados já estão mortos.
Na manhã seguinte, Henry pede a Ellie para acordar Sam para o café da manhã, mas quando ela o faz, descobre que ele foi infectado em algum momento durante o último confronto e se transformou. Sam ataca Ellie, e Joel tenta atirar nele, mas Henry intervém e atira na arma na mão de Joel, avisando-o para não machucar seu irmão.
Joel vai até sua arma mesmo assim, mas Henry dispara um tiro, não em Joel; mas em seu irmão, acabando com seu sofrimento e salvando Ellie. Dominado pela emoção, Henry começa a culpar Joel e aponta sua arma para ele mais uma vez. Joel tenta argumentar com ele, mas Henry chora ao apontar a arma para si mesmo e puxar o gatilho.
No outono, Joel e Ellie finalmente chegam até Tommy e sua esposa Maria no assentamento que eles ajudam a administrar no condado de Jackson, Wyoming. Embora seu relacionamento tenha ficado tenso após uma discussão sobre Tommy se juntar aos Vaga-lumes anos atrás, os irmãos tem um reencontro caloroso, com Tommy tentando dar a Joel uma fotografia dele e de sua filha Sarah, que ele se recusa a aceitar.
Joel então conta a Tommy tudo sobre Ellie, pedindo que ele termine o trabalho de entregá-la aos Vaga-lumes e receba o pagamento de Marlene, mas Tommy se recusa, gerando uma discussão entre os dois. Eles são interrompidos pelo ataque de bandidos, e Joel ajuda o irmão a defender seu assentamento e alcançar Maria e Ellie.
Depois de ver o quanto seu irmão se preocupa com Ellie, Tommy finalmente concorda em levá-la para os Vagalumes, e os dois discutem esse plano com Maria, que discorda abertamente da ideia. Ellie escuta a conversa e se sente traída pelo abandono de Joel por ela, fazendo com que saia furiosa, roube um cavalo e deixe o assentamento sozinha.
Depois disso, quando Joel e Tommy descobrem que Ellie está desaparecida, assim como um cavalo, eles seguem seus rastros. Depois de lutar contra alguns bandidos no caminho, eles encontram o cavalo em uma casa abandonada. Joel entra em encontra Ellie, que o confronta sobre seu plano de se livrar dela. Joel afirma que estava apenas cuidando da segurança de sua viagem, mas Ellie argumenta que ela não é Sarah. Joel, frustrado, concorda que Ellie não é sua filha, e ele não é seu pai, então eles logo seguirão caminhos separados.
Tommy entra freneticamente e avisa que bandidos chegaram à casa, e o grupo luta para eascapar, voltando para o assentamento. Quando chegam, Joel pergunta a Tommy onde ele levaria Ellie, e ele explica que os Vaga-lumes tem um laboratório da Universidade do Colorado. Joel muda de ideia e decide ele mesmo levar Ellie, se despedindo de Tommy enquanto ele e a garota seguem juntos no cavalo.
A Provação de Ellie
Joel e Ellie chegam ao laboratório, mas o encontram abandonado. Eles encontram um gravador de áudio e o escutam, determinando a nova localização dos Vaga-lumes, o Hospital Saint Mary em Salt Lake City. Eles são atacados e tentam escapar, mas Joel é empurrado sobre uma grade, fazendo com que caia no chão, sendo empalado no abdômen por uma viga de metal.
Com Joel mal conseguindo andar, Ellie tenta levá-lo até o cavalo. Ela o ajuda a subir e eles conseguem cavalgar para um local seguro, mas Joel rapidamente perde a consciência devido à perda de sangue. Ellie leva Joel a um shopping abandonado e usa sua camisa como torniquete para estancar o sangramento, antes de vasculhar o shopping em busca de suprimentos médicos.
Ela encontra um helicóptero acidentado e atravessa o shopping para alcançá-lo, relebrando suas aventuras anteriores no shopping com Riley. Ela evita os infectados no shopping e chega ao helicóptero, encontrando um kit médico dentro, que ela pega e leva até Joel. Em seu caminho, no entanto, ela encontra um grupo de sobreviventes hostis e é forçada a matá-los com seu canivete.
Ela finalmente alcança Joel e usa o kit médico para tratar seus ferimentos. Com Joel ainda inconsciente, ela o coloca em um trenó e o puxa com o cavalo para uma cabana próxima. Mais tarde, no inverno, Ellie se aventura a caçar comida. Em sua caçada, ela consegue abater um cervo, mas é abordada por dois homens, David e James, que pedem que ela troque o animal por suprimentos. Ela pergunta se eles tem antibióticos, e David responde que sim, enviando James para buscá-los enquanto espera com Ellie.
Apesar da natureza gentil de David, Ellie permanece desconfiada e pega o rifle dele. Enquanto um grupo de infectados se aproxima, David saca uma pistola (fazendo Ellie confiar ainda menos nele), e os dois são forçados a lutar com as criaturas. Após uma longa batalha, os dois saem em segurança e voltam para esperar por James.
Durante a conversa que se segue, David revela que o grupo que atacou ela e Joel na universidade eram na verdade seus homens. Ellie aponta o rifle, mas assim que ela faz isso, James chega e saca sua pistola. David diz a ele para abaixar a arma e dar o remédio a Ellie, e assim ele o faz. Ellie então retorna até Joel, administrando os antibióticos e adormecendo.
Ao acordar, ela descobre que os homens de David a seguiram. Percebendo que deve deixar Joel sozinho para afastá-los, ela sai a cavalo, mas o número de homens de David é esmagador, e eles acabam atirando no cavalo, forçando Ellie a prosseguir a pé. Ela consegue evitar os homens, mas eventualmente David a pega, sufocando-a e deixando-a a inconsciente.
Quando Ellie acorda, ela se encontra presa em uma jaula. Do lado de fora, ela vê James cortando um corpo humano para cozinhar, revelando que David e seus homens são canibais. David chega e tenta novamente convencer Ellie a confiar nele, mas ela se recusa, agarrando seu dedo e quebrando-o enquanto tentava pegar suas chaves. Isso faz com que David perca a compostura e finalmente se revele, batendo Ellie contra a porta da jaula e ameaçando cortá-la em “pequeno pedaços”.
Na cabana, Joel acorda e começa a procurar por Ellie. Ele segue os homens restantes de David e mata todos eles, exceto por dois. Ele os tortura e os obriga a mostrar para onde levaram Ellie. Eles obedecem a e dão a ele as informações, e Joel mata ambos antes de sair para encontrá-la.
Enquanto isso, James e David planejam cortar Ellie, mas na luta ela consegue morder David. Quando ele levanta a faca de açougueiro em sua direção, Ellie grita que está infectada. Inicialmente sem acreditar nela, David levanta a manga de sua roupa e vê a marca de mordida. Usando essa distração, Ellie pega a faca e acerta James, conseguindo assim correr e escapar de David.
Ela finalmente chega a um restaurante vazio, mas David aparece e a tranca lá com ele, derrubando uma vela e iniciando um incêndio no processo. Ellie então foge pelo restaurante, emboscando David e esfaqueando-o com seu canivete. Mas ele consegue resistir, jogando-a no chão e deixando os dois inconscientes.
Pouco depois, Joel encontra o restaurante em chamas e segue em direção a ele. Lá dentro, Ellie acorda e vai pegar o facão de David. Ele a impede, porém, chutando-a no chão e começa a estrangulá-la. Apesar de seus esforços, ela consegue agarrar o facão e cortar seu braço, fazendo-o rolar para longe dela. Ela então começa a golpear violentamente o facão contra ele, acertando-o até a morte.
Enquanto ela continua, Joel chega e pega a arma dela, confortando a garota e a levando com ele, deixando para trás os horrores que ela viveu.
Os Vaga-lumes
Meses depois, na primavera de 2034, Joel e Ellie chegam ao Hospital Saint Mary, mas Joel percebe que a garota está anormalmente distante. No caminho, Ellie vê e algo e corre atrás, forçando um Joel preocupado a segui-la. Ele descobre o que ela tinha visto: um grupo de girafas vagando pela cidade. Uma delas permanece pastando nas plantas que cresceram no prédio em que estão, e Joel incentiva Ellie a acariciar o animal.
Posteriormente, Joel menciona a Ellie que eles poderiam retornar ao assentamento de Tommy e viver suas vidas normalmente, mas Ellie se recusa a deixar sua jornada ser em vão e decide que precisa completar a missão. A dupla chega a uma área de quarentena com várias tendas médicas, e Ellie traz Sarah de volta à tona mais uma vez, dando a Joel a foto que Tommy tinha dele e de sua filha, que ela havia secretamente roubado enquanto estavam no assentamento.
Em vez de expressar raiva por Ellie discutir seu passado, Joel percebe que não pode escapar disso e guarda a foto, agradecendo-a. Os dois atravessam um túnel subterrâneo, lutando contra os infectados antes de chegarem a uma área inundada. Lá, Joel fica preso em um ônibus quebrado e Ellie tenta ajudá-lo, mas o ônibus cai na água, levando Ellie com ele, inconsciente.
Joel a agarra e a arrasta para fora da água. Ela começa o processo de ressuscitação, mas uma dupla de soldados Vaga-lumes chega e diz para ele colocar as mãos para cima. Ainda em pânico, ele se concentra em aplicar compressões no peito de Ellie, até que um dos soldados se aproxima e o nocauteia com a coronha do rifle.
Joel acorda em uma cama de hospital e encontra Marlene ao seu lado. Marlene garante a Joel que eles resgataram Ellie, e ela está sendo preparada para uma cirurgia para remover a infecção por Cordyceps mutante de seu corpo para estudá-la e criar uma vacina. Joel observa que a infecção cresce no cérebro e chega à conclusão de que a cirurgia matará Ellie.
Joel tenta detê-los, mas um Vaga-lume o derruba enquanto Marlene explica que, embora tenha prometido à mãe de Ellie que cuidaria dela, não há outra escolha para salvar o futuro da humanidade. Marlene então faz com que o Vaga-lume conduza Joel para fora, dando ordens para matá-lo caso ele tente alguma coisa.
Porém, no caminho, Joel avista seus pertences e consegue atacar o guarda, ganhando vantagem e roubando sua arma. Joel força o guarda a revelar a localização de Ellie e, depois que ele o faz, o executa antes de pegar seu equipamento e ir resgatá-la.
O resto dos Vaga-lumes fica sabendo rapidamente da fuga de Joel e se opõe. Joel consegue lutar contra eles e chegar à sala de cirurgia onde Ellie está inconsciente. O cirurgião tenta impedir Joel, mas ele o mata e retira Ellie da mesa de operação. Joel então corre em direção a um elevador, esquivando-se dos tiros dos Vaga-lumes que se aproximam. Ele consegue entrar com segurança e parte com ela para a garagem subterrânea.
Quando sai do elevador, no entanto, ele se depara com Marlene, que o detém sob a mira de uma arma. Ela defende que Ellie gostaria de se sacrificar para salvar a humanidade, em vez de morrer sozinha para algum infectado ou sobrevivente hostil. Joel considera suas palavras enquanto Marlene se aproxima dele baixando a guarda, mas Joel a interrompe disparando sua pistola nela.
Joel então coloca Ellie em um carro e retorna até Marlene, que implora por sua vida. Joel, sabendo que ela continuaria a vir atrás de Ellie, atira nela e a mata com um tiro, partindo em seguida com Ellie ainda inconsciente. No caminho de volta para o assentamento de Tommy, Ellie acorda no banco de trás e pergunta a Joel o que aconteceu. Joel mente para ela e explica que encontraram o laboratório dos Vaga-lumes, mas eles já haviam parado de encontrar a cura, pois tinha encontrado dezenas de outros imunes à infecção sem nenhum avanço nas pesquisas.
Eles chegam ao condado de Jackson, mas o carro quebra, obrigando-os a seguir a pé. Quando chegam próximos do assentamento, Ellie interrompe Joel para conversar. Ela finalmente conta a ele sobre Riley e a culpa que sentia por ter sobrevivido à mordida, sendo obrigada a assistir sua amiga se transformar. Ela então faz Joel jurar que contou a verdade sobre os Vaga-lumes. Joel jura. Ellie o encara nos olhos e aceita sua resposta. Sobem os créditos.
VEJA MAIS:
- Tudo que você precisa saber sobre The Last of Us
- Todos os tipos de infectados de The Last of Us
- Siga o O Vício no Google Notícias e não perca nada sobre Cultura Pop!
The Last of Us terá nove episódios na primeira temporada, e a exibição acontecerá semanalmente, aos domingos, sempre às 22h-23h (de Brasília), em uma estratégia parecida com A Casa do Dragão.
Craig Mazin (Chernobyl) e o criador da franquia na Naughty Dog, Neil Druckmann, são roteiristas e produtores de The Last of Us.
Além de Pedro Pascal (The Mandalorian) e Bella Ramsey (Game of Thrones), The Last of Us também conta com Gabriel Luna (O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio) como Tommy Miller, Anna Torv (Mindhunter) como Tess, Merle Dandridge (The Flight Attendant) como Marlene, Storm Reid (Euphoria) como Riley e Nick Offerman (Pam & Tommy) como Bill.
Troy Baker e Ashley Johnson, intérpretes dos protagonistas nos jogos, terão papéis importantes na primeira temporada de The Last of Us.
Fonte: terra gameon