De sabor suave, a cúrcuma é uma especiaria que pertence à família do gengibre e traz muitas vantagens para a saúde, com propriedades que auxiliam no controle do peso na balança. Veja seis benefícios ao usar o alimento em suas refeições:
- Reduz inflamações, devido à presença da curcumina, substância com propriedades anti-inflamatórias. Vale lembrar que o excesso de gordura corporal cria um estado de inflamação crônica no organismo, que é prejudicial à saúde e aumenta o risco de diversas doenças.
- Combate os radicais livres, que causam danos às células e contribuem para o envelhecimento precoce, o desenvolvimento de doenças cardíacas, câncer e outros problemas de saúde.
- Boa para o cérebro A curcumina aumenta os níveis de alguns neurotransmissores e combate diversos processos degenerativos, reduzindo o risco de desenvolver demências.
- Ajuda na recuperação muscular As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da especiaria aceleram a regeneração muscular, permitindo que você sofra menos com dores e volte a treinar mais rapidamente.
- Faz bem para a digestão O alimento exerce uma função protetora do estômago e reduz os riscos de úlcera péptica e gástrica.
- Controla o peso Isso corre pois a cúrcuma inibe a inflamação, aumenta a queima de gordura e regula o nível de açúcar no sangue, fatores que podem contribuir com o resultado da dieta.
Como usar? A cúrcuma é versátil e você pode usar a especiaria no arroz, em frangos e peixes, caldos, sopas, molhos de saladas ou vegetais refogados. Em Cardápios para Emagrecer desta semana, você encontra sugestões de refeições com a especiaria. O programa de alimentação saudável e perda de peso é exclusivo para (]*rel=”)noopener(“[^>]*>)assinantes UOL, que podem acessar os menus nos links abaixos: