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3 Tipos de Inovação Tecnológica e como aplicar-las ao seu negócio com ChatGPT inteligência artificial

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É importante destacar que a inovação não é algo pontual, mas constante. O avanço tecnológico das últimas décadas transformou positivamente a maneira como vendemos, consumimos e vivemos. Empresas que não investem em inovação têm grandes chances de perder espaço no mercado e desaparecer. Isso porque inovação é a palavra-chave que norteia o crescimento das empresas que são líderes de mercado principalmente as que estão no do que permite prospecção, atendimento e gestão com .

É importante destacar que a inovação não é algo pontual, mas constante. Organizações que desejam gerar mudanças e obter resultados positivos, de dentro para fora, precisam tornar a inovação um pilar estratégico progressivo em seu modelo de negócio.

Para tornar a inovação parte da gestão estratégica da sua empresa, é preciso entender o que de fato é inovação e como colocá-la em prática, assista o vídeo.

3 TIPOS DE INOVAÇÃO, SEUS OBJETIVOS E EXEMPLOS PRÁTICOS

O avanço tecnológico das últimas décadas transformou positivamente a maneira como vendemos, consumimos e vivemos. No entanto, essa evolução criou uma cultura que nos faz enxergar inovação e tecnologia pela mesma lente, como se significassem a mesma coisa, mas não significam.

Inovação é o processo de transformar ideias em resultados. Muitas vezes, ela se utiliza da tecnologia, mas não necessariamente. Inovar é aprimorar alguma coisa que já existe ou criar algo totalmente novo, sempre com o objetivo de solucionar problemas e simplificar a vida das pessoas.

Há duas formas de inovação: a incremental e a radical ou disruptiva. A inovação incremental ocorre quando a empresa realiza pequenas modificações naquilo que ela já faz ou produz, como melhorias e upgrades.

Por outro lado, quando algo novo é criado, acontece a inovação radical ou disruptiva. Ela promove grandes mudanças que alteram totalmente a maneira como um produto ou serviço são consumidos. Confira os 3 principais tipos de inovação:

1- INOVAÇÃO DE PROCESSOS

A inovação de processos ocorre quando uma empresa implementa modificações em seus processos e metodologias. Alguns dos objetivos são:

  • Reduzir custos
  • Aumentar a produtividade
  • Agilizar procedimentos
  • Gerar engajamento com o público.

Esse tipo de inovação pode acontecer tanto em processos internos – operacional, quanto externos – de consumo.

Um exemplo de inovação de processo interno é a implantação de de tecnologia, como automações, que aceleram os procedimentos internos e diminuem as margens de erro.

Já no caso da inovação de processos externos, um exemplo é o uso de chatbots que oferecem maior agilidade aos processos de atendimento e resolução de problemas para os clientes.

2- INOVAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

Qualquer melhoria em um produto ou serviço que já exista na empresa é considerada uma inovação, assim como a criação de um novo produto ou serviço. Entre os objetivos desse tipo de inovação estão:

  • Agregar valor ao produto ou serviço
  • Alinhamento com alguma necessidade do público
  • Simplificar e facilitar o uso do produto ou serviço
  • Aprimorar e melhorar a experiência do usuário

Um exemplo de inovação de melhoria de produto foi a inclusão das câmeras nos smartphones, que transformou e agregou valor a um produto que já existia. Na inovação de serviços, podemos citar a criação dos streamings de vídeo, que chegaram e transformaram o consumo de filmes e séries.

3- INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

A inovação organizacional diz respeito às mudanças e melhorias que acontecem dentro das empresas. Uma organização pode inovar em sua gestão e liderança, modelo de negócio, cultura, ou ainda em setores específicos como recursos humanos, jurídico, marketing, entre outros. Os principais objetivos desse tipo de inovação são:

  • Gerar mais receita
  • Aumentar a vantagem competitiva
  • Modernizar o negócio para acompanhar as mudanças e não perder espaço no mercado
  • Criar novas indústrias e ecossistemas de inovação

Um exemplo de inovação organizacional são as startups, que já nascem com o propósito de transformar totalmente a maneira como a sociedade consome determinado produto ou serviço. 

INOVAÇÃO ABERTA: COMO COLOCAR EM PRÁTICA 

A Inovação Aberta – do inglês Open Innovation – é uma metodologia que busca amplificar e agilizar os processos de inovação nas empresas, ao promover conexões estratégicas com outros players do mercado como universidades, órgãos públicos e, principalmente, startups.

Assim, como ferramenta de gestão, a inovação aberta abre espaços de colaboração de ideias e simplificação de processos, para que empresa e startup, ao se conectarem gerem juntas, inovações que transformem o mercado e a sociedade, ao suprir necessidades existentes.

Essa é uma estratégia de cocriação, em que ambos os negócios são protagonistas e trabalham em conjunto para reunir ideias, analisar e viabilizar a execução dos projetos. Mas, como e por onde começar?

Há um mecanismo chamado funil de inovação, que direciona todo o processo de inovação aberta, por meio dele é possível avaliar e qualificar ideias. Ele funciona como uma espécie de peneira, onde todas as ideias coletadas são filtradas – ou seja, analisadas. Confira qual o objetivo de cada fase do funil:

TOPO DO FUNIL: essa é a fase de conhecimento, onde a empresa precisa coletar ideias e dados do mercado. É importante que todas as áreas e setores internos da empresa participem, assim como fornecedores e clientes. Dessa forma, será possível identificar um número maior de desafios que precisam ser solucionados pela equipe de inovação.

Aqui é importante consumir conteúdos sobre inovação e participar de eventos que promovam conexões com stakeholders. Pois, com os desafios apurados, nessa etapa a empresa deve mapear startups que sejam possíveis soluções para esses desafios encontrados.

MEIO DO FUNIL: nessa etapa ocorre o processo de triagem desses novos negócios. Ou seja, realizar projeções e analisar os possíveis resultados e riscos de cada startup mapeada. Para auxiliar nesse momento, é importante que a empresa faça o Picth Day com cada startup e assim, entender melhor o modelo negócio e suas características.

Após essas avaliações, aquelas ideias que não se mostrarem eficientes ou interessantes devem ser descartadas.

FUNDO DO FUNIL: as melhores startups chegam ao fundo do funil, e então, é chegado o momento de tomar a decisão e selecionar as startup escolhidas. A parti disso, as operações podem ser iniciadas. É importante que todo o projeto esteja bem estruturado, planejado e acordado; e assim realizar acompanhamento periódico das ações planejadas.

COMECE AGORA O SEU PROCESSO DE INOVAÇÃO ABERTA

Como vimos, conectar-se a novos negócios é fundamental para iniciar o processo de inovação realmente transformador e eficaz, dentro da sua empresa.

Nesse sentido, acreditamos que o Clube de Negócio do Canal Promocai lhe ajaduar a viabiliza conexões estratégicas – é o lugar perfeito para a sua empresa encontrar os modelos de negócio e ferramentas inovadoras do mercado. 

Inovação Clube de Negócio Ferramentas com inteligência artificial
Clube De Negócio Ferramentas Com Inteligência Artificial

 Crie um relacionamento com seus clientes

Ter um relacionamento qualificado com clientes é essencial para fidelizá-los, e uma ferramenta de de marketing facilita isso. A construção desse relacionamento antes do lead se tornar um cliente também deve ser considerada, pois essa relação precisa começar desde o primeiro contato. Defina réguas de conteúdo para criar envios …

Identificando a etapa de cada contato

Nem todos os leads estão prontos para realizar uma venda. Na maioria das vezes, eles podem apenas querer conhecer ou tirar dúvidas sobre algum tipo de serviço ou produto. Desta forma, é necessário que ele passe a receber conteúdos focados em responder essas dúvidas, ajudá-lo a entender melhor determinado assunto.

Quando um usuário realiza o primeiro contato com a sua empresa, ele está na etapa de “aprendizado e descoberta”. Ele ainda não sabe ou não tem certeza de que possui um problema ou necessidade, e é exatamente por isso que deve receber conteúdos que despertem o seu interesse, explicando assuntos relacionados aos produtos ou serviços disponibilizados.

Depois que ocorre o primeiro contato, é necessário acompanhar a jornada desses leads, analisando suas interações e criando ações baseadas nelas.

Logo, o caminho que um cliente em potencial irá percorrer precisa estar bem definido para que, no final, ele esteja pronto para comprar.

Em nossa plataforma, o funil de vendas indicará quantos visitantes, contatos, oportunidades e clientes você tem no mês. Abaixo, segue uma breve explicação sobre cada uma dessas etapas do funil.

Visitantes

A partir da integração com o Google Analytics, você conseguirá consultar a quantidade de visitantes do seu site diretamente em nossa plataforma.

Contatos

São todos os visitantes que se converteram em algum de seus formulários. A partir desse cadastro, conseguimos saber quem são eles e já iniciar um relacionamento com eles, definindo uma estratégia de nutrição para aproximá-los da etapa de compra.

Oportunidades

A partir da interação dos contatos com as ações realizadas na plataforma e com o seu site, é possível identificar quem está mais próximo de se tornar um cliente. Com isso, você pode criar estratégias que incentivem o contato a realizar uma compra.

Avalie os motivos

Sempre tente entender todo o processo até o cliente realizar a compra e crie alternativas na hora em que o motivo for localizado, reinventando o modo de como “trabalhar” esse cliente até a venda.

Aproveite as integrações que temos de automação de marketing

A opção de integração com as ferramentas de automação de marketing, crie conteúdos para serem disparados por e-mail e encaminhe para aqueles leads que possam estar mais desengajados ou que tenham mostrado muito interesse nos seus produtos e, com o tempo, acabaram desistindo.

Assim, você poderá mostrar ao consumidor que você não esqueceu dele e ainda está disposto a resolver os problemas que ele trouxe até você.

Ferramenta de Notificações com inteligência artificial

A maioria das ferramentas do Clube possuem Notificações virtual que pode ser uma alternativa incrível se você possui consumidores mais maleáveis e que tenham, uma confiabilidade maior para fechar negócio.

Você poderá ligar para eles e entender melhor suas motivações para, assim, entregar a melhor oferta para ele. Dessa forma, a comunicação se torna mais pessoal e o cliente se sente mais seguro, sabendo quem são as pessoas com quem ele pode contar na hora de resolver o problema ou a necessidade que possuem.

Leve novas ofertas para os clientes “sumidos”

Sempre que os clientes começarem a perder o engajamento, prepare ofertas exclusivas e tente atraí-los por meio de uma abordagem diferenciada, para que eles se interessem cada vez mais na sua empresa e vejam que ela se importa muito em trazer a satisfação por eles buscada.

Foi prestigiada pelo Troféu Empresa Destaque 2021, o Prêmio tem por finalidade expressar o reconhecimento às empresas, profissionais liberais, serviços e personalidades que se destacaram com seu trabalho prestado, durante o ano, aos cidadãos mato-grossenses, se aproxime das melhores oportunidades de negócios do país e comece a transformar ideias da sua empresa em resultados inovadores.

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