O atual presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul (SP), Tite Campanella (Cidadania), aparece numericamente na primeira posição na corrida pela prefeitura local, em levantamento de intenção de voto do Paraná Pesquisas. O instituto divulgou os números na manhã desta sexta-feira, 8.
Campanella é citado em dois dos três cenários estimulados, quando uma lista de possíveis candidatos a prefeito é apresentada aos entrevistados. Em ambos os casos, há empate técnico na liderança da disputa, mas com o vereador à frente em termos de porcentagem.
No cenário 1, há triplo empate técnico na primeira posição na corrida pelo comando do — sede do Executivo sul-caetanense. Campanella registra 27,7%. Ele é seguido por Fabio Palacio (Podemos), com 23,1%, e Regina Maura (PSDB), que tem 20,2%. A condição de empate técnico se dá pela margem de erro do levantamento, que é de 3,9 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Vereador em seu terceiro mandato, Campanella já serviu como prefeito de São Caetano do Sul de forma interina. Como presidente da Câmara Municipal, ficou à frente da prefeitura no decorrer de todo o ano de 2021 em razão de imbróglio judicial que envolveu José Auricchio Júnior (PSDB). Reeleito prefeito em 2020, o tucano ficou afastado do cargo enquanto aguardava parecer por parte do — no fim, acabou absolvido em processo que envolveu suposta doação irregular na campanha de 2016.
Palacio foi vereador por dois mandatos e já se candidatou à Prefeitura de São Caetano do Sul em 2010 e 2016, sendo derrotado nas duas oportunidades por Auricchio Júnior. Regina é a atual secretária municipal da Saúde e também já se candidatou a prefeita, em 2012, quando perdeu para Paulo Pinheiro, que à época estava no PMDB.
No cenário 3 da estimulada apresentada pelo Paraná Pesquisas, Tite Campanella aparece numericamente à frente na corrida pela Prefeitura de São Caetano no Sul, mas novamente em empate técnico com Fabio Palacio. O representante do Cidadania tem 36% das intenções de voto, contra 29,2% do integrante do Podemos.
O nome do presidente da Câmara Municipal não aparece no cenário 2 do levantamento do Paraná Pesquisas. Nesta configuração há empate técnico entre Regina Maura e Palacio. A secretária de Saúde tem 30,3%, enquanto o vereador contabiliza 29,8%.
Bruna Biondi (Psol), Daniel Córdoba (PSDB), Jair Meneguelli (PT) e Leandro Prearo (PSD) foram outros nomes incluídos em ao menos um dos cenários formulados pela equipe do Paraná Pesquisas. Eles aparecem com menos de 6% de intenção de voto.
Apesar de constarem em um mesmo cenário, apenas um entre Tite Campanella e Regina Maura poderá se candidatar à prefeitura sul-caetanense. Isso porque os partidos deles, Cidadania e PSDB, formaram federação em 2022 — e são obrigados a atuar como se fosse uma só legenda na eleição municipal deste ano.
Além de desenvolver três cenários estimulados, o Paraná Pesquisas apresenta dados da espontânea, modelo em que nenhum nome de possível candidato é mencionado para os eleitores. Nessa versão, há outro empate triplo. O atual prefeito de São Caetano do Sul, Auricchio Júnior, registra 9,7%. Campanella e Palacio aparecem na sequência, com 5,4% e 4,2%, respectivamente.
Apesar de ser citado com destaque na espontânea, o atual prefeito não foi incluído em nenhum cenário estimulado. Isso porque ele cumpre o seu segundo mandato consecutivo na Prefeitura de São Caetano do Sul e, pela lei, não pode se candidatar ao mesmo cargo na eleição deste ano.
O levantamento de intenção de voto para a Prefeitura de São Caetano do Sul do Paraná Pesquisas foi registrado no TSE com o número SP-01419/202. Foram entrevistados 650 eleitores em potencial, de 2 a 7 de março. Com os já mencionados 3,9% pontos porcentuais de margem de erro, a pesquisa tem nível de confiança de 95%.
Fonte: revistaoeste