Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Thiago Silva (MDB), candidato à Prefeitura de Rondonópolis, respondeu aos ataques pessoais recebido durante um debate eleitoral na última segunda-feira (26). Na ocasião, seu adversário, Cláudio Ferreira (PL), expôs a condição de saúde da mãe de Thiago, que sofre de esquizofrenia.
Durante o debate, Cláudio Ferreira acusou Thiago de abandonar sua mãe em um manicômio, uma afirmação prontamente desmentida pelo emedebista. Thiago explicou que sua mãe, Maria Neres, foi diagnosticada com esquizofrenia quando ele tinha apenas um ano de idade. Hoje, ela vive com ele e sua esposa, Eliane Moreira.
“Só quem convive ou tem algum familiar portador de esquizofrenia compreende a luta que é. Tentei ao máximo preservar a imagem da minha mãe, que sofre de esquizofrenia aguda desde que eu tinha 1 ano de idade, e nunca tive qualquer problema em falar sobre isso. Pelo contrário, sempre foi uma motivação para atuar em favor da saúde mental. Minha mãe é meu maior amor, meu orgulho e, por ela, faço tudo”, declarou Thiago Silva em suas redes sociais.
A atitude de Cláudio Ferreira foi criticada por colegas parlamentares durante a sessão plenária desta quarta-feira (28). O deputado estadual Dr. João (MDB), que é médico há 40 anos, considerou injusto trazer à tona, em um debate político, a doença enfrentada pela mãe de Thiago Silva. “A esquizofrenia é uma doença grave que distorce o psíquico da pessoa, levando a reações violentas, alucinações e isolamento social. A grande maioria das pessoas com essa patologia, pelo menos uma vez na vida, tentam o suicídio”, explicou Dr. João.
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) também manifestou sua solidariedade. “Foi um ataque desnecessário e baixo contra sua mãe e esposa. Nós conhecemos a história de Thiago Silva e sabemos como ele é dedicado à família e à política social. Rondonópolis precisa distinguir quem é quem, focando em ideias e propostas”, afirmou.
Já a deputada estadual Janaina Riva (MDB) revelou que só agora soube que Thiago não foi criado pela mãe devido à doença. “Thiago teve a honra atingida, mas é íntegro e cuida da mãe junto com sua esposa e irmã. Ele é um dos deputados que mais atuam em prol da saúde mental na Assembleia Legislativa”, comentou.
Thiago Silva agradeceu o apoio dos colegas e reforçou seu compromisso com a saúde mental em Mato Grosso. “Não tive a oportunidade de ser criado pela minha mãe, mas sempre defendi melhorias na saúde, especialmente na área mental. Aqueles que não têm propostas tentam baixar o nível. A cada ataque, responderemos com uma proposta para melhorar Rondonópolis”, finalizou.
Fonte: odocumento