O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, terá o terceiro encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima sexta-feira, 27, em Brasília. A reunião foi convocada pelo Planalto com os 27 governadores.
Tarcísio pretende cobrar mais recursos para o financiamento da saúde no Estado, para auxiliar na redução de filas no Sistema Único de Saúde, e maior apoio aos hospitais filantrópicos de São Paulo.
“O maior credor dos hospitais filantrópicos é a Caixa Econômica, então ou a gente tem que perdoar a dívida pequena ou alongar o prazo para pagamento de dívida, diminuir taxa de juros”, disse o governador, nesta quarta-feira, 25.
Tarcísio de Freitas também pretende discutir com Lula obras como a construção de uma linha de metrô na região do ABC paulista, além da implementação do trem intercidades entre São Paulo e Campinas. “Vamos falar do metrô para o ABC, do metrô para Guarulhos, na linha 2, apoio ao trem intercidades e apoio às obras de mobilidade na Baixada Santista”, disse.
Porto de Santos
Motivo de discussão desde a posse de Lula, o Porto de Santos foi incluído no Plano Nacional de Desestatização pelo governo Bolsonaro. No entanto, o ministro Márcio França descartou a privatização do porto.
O modelo de concessão foi desenhado pela equipe de Tarcísio quando ele ocupava o Ministério da Infraestrutura. A modelagem, nesse momento, está em análise pelo Tribunal de Contas da União, uma das últimas etapas antes do leilão.
Hoje o governador disse que pretende aproveitar a viagem a Brasília para conversar com o ministro sobre a possibilidade de concessão. “Falei com o Márcio França pelo telefone. A ideia é passar lá, tomar um café com ele e falar sobre o Porto de Santos”, resumiu Tarcísio.
Fonte: revistaoeste