O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, avançou com a ideia de transferir o seu gabinete do Morumbi, na zona sul paulistana, para Campos Elíseos, bairro da região central da capital paulista. Nesta quarta-feira, 27, ele lançou o concurso público de arquitetura para definição do projeto a ser adotado para a construção do novo centro administrativo.
De acordo com o governador, o projeto vai ajudar a revitalizar a área central da cidade de São Paulo. Para ele, a ação irá além de se ter um novo prédio público. A ideia principal é fomentar a economia e a infraestrutura local.
“Um dos compromissos mais importantes da nossa gestão e que vai transformar de verdade toda a região dos Campos Elíseos em um lugar com empreendimentos habitacionais, comércio, serviços e cultura”, afirmou Tarcísio, em . “Um centro de prosperidade que será devolvido às pessoas. Legado para a capital.”
Com o projeto, a estrutura do poder público ficará próxima à cracolândia. No decorrer dos últimos anos, partes de Campos Elíseos foram tomadas por usuários de drogas e, consequentemente, traficantes. Com isso, moradores e comerciantes passaram a lidar com o medo. Em janeiro, por exemplo um grupo invadiu uma loja na região — e.
Em nota, o governo de São Paulo informou que o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, não será desativado. Isso porque o local continuará como residência oficial do governador, além de abrigar o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado.
O projeto arquitetônico para a construção do futuro centro administrativo do governo de São Paulo vai contar com parceria com a iniciativa privada. De acordo com Tarcísio, o modelo vai ser elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Aberto para receber propostas de arquitetos espalhados por todo o Brasil, o concurso receberá inscrições até 12 de junho. O cronograma do projeto está .
Fonte: revistaoeste