Conteúdo/ODOC – O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Sérgio Ricardo, em entrevista à imprensa, disse que é contra uma nova intervenção na saúde pública da Capital, mas reconhece que o caos está – segundo ele – instalado e que só tende a aumentar.
“Eu sou contra uma nova intervenção, não vai adiantar uma nova intervenção. Entendo que Cuiabá, a estrutura de Cuiabá não consegue mais tocar a saúde pública da Capital. Não tem dinheiro para pagar a quem já deve e não tem dinheiro para continuar pagando os profissionais que trabalham, como neurologistas, ortopedistas, anestesistas, medicamentos”, disse o conselheiro.
“Eu vejo hoje que o caos está instalado e ele só tende a aumentar. Entendo que precisa existir outras forças, tem que vir para o processo outras forças. Dias atrás eu comentei com o governador para que ele estudasse a possibilidade de estadualizar, ou seja, assumir o HMC e assumir o São Benedito”, adiantou Sérgio Ricardo.
“Esses dois hospitais, eles atendem praticamente 100% da alta complexidade…então, é o Estado assumir, estadualizar. O Estado já ajuda muito os hospitais filantrópicos”, acrescentou.
Conforme Sérgio Ricardo, “não tem o cidadão municipal, o cidadão estadual ou o cidadão federal, é todo mundo vivendo em Mato Grosso. Além do mais, a responsabilidade da saúde é tríplice, todos são responsáveis pela saúde do cidadão, o município, o Estado e a União”.
Fonte: odocumento