Sophia @princesinhamt
Política

Presidente da EBC insiste que impeachment foi ‘golpe’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, afirmou na quarta-feira  1º, que se depender dele, os veículos de comunicação da empresa pública, como Agência Brasil e TV Brasil, continuarão chamando o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016, de “golpe”.

A declaração foi dada em entrevista à Folha de S. Paulo. “Se depender de mim, vai continuar falando que foi golpe. Gostem ou não gostem. Agora, a linha editorial da empresa, a gente tem que discutir melhor. Estou falando de caráter pessoal. Nós teremos que discutir melhor com a diretoria. Para mim, foi golpe.”

O site oficial do Palácio do Planalto já usou a palavra golpe para se referir ao impeachment em 13 de janeiro, quando foi anunciada a nova diretoria da EBC. Num dos trechos, afirmava que o Conselho Curador da empresa teria sido “cassado após o golpe de 2016”.

Dilma teve o mandato cassado em agosto de 2016, depois de um processo regular de abertura de impeachment, o qual seguiu os trâmites legais no Congresso Nacional. Até mesmo o Judiciário analisou pedidos de anulação, que foram negados.

Apesar disso, para o presidente da EBC, a cassação “foi golpe”. “Não é só o tanque na rua, foram desenvolvidas novas formas de golpe, em que se usa instrumentos jurídicos e parlamentares para afastar um governante eleito legitimamente”, disse, na entrevista à Folha.

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Argentina e no Uruguai, em 23 e 24 de janeiro, se referiu ao impeachment dessa maneira. “Vocês sabem que depois de um momento auspicioso, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado e derrubou a companheira Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita presidente da República no Brasil”, declarou, na Argentina.

Essas manifestações, no site oficial e do presidente, geraram ações e pedidos de investigação, como o feito pelo, e os protocolados pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e pelo vereador Glauco Novello Braido (PSD), de São Bernardo do Campo.


Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.