A gastou R$ 1,2 milhão para promover as mídias digitais do prefeito João Campos (PSB), em 2023. A agência Hermanos, responsável pelo gerenciamento das redes sociais do socialista, recebeu o valor milionário, de acordo com o Portal da Transparência.
Conforme o jornal Folha de S.Paulo, a agência tem contratação com o diretório pernambucano do PSB. Quem direcionou o valor para a Hermanos foi a Secretaria de Governo da Prefeitura do Recife, responsável pela publicidade. Candidato à reeleição, no fim de 2023, o prefeito saltou de 500 mil seguidores no Instagram para os atuais 2,4 milhões.
Os pagamentos para a agência responsável pelo marketing digital de João Campos ocorreram em março, abril, julho, agosto, setembro e novembro do ano passado. O mês de dezembro ainda não foi contabilizado.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que pediu as informações à Prefeitura do Recife sobre os gastos com o , especificamente o valor pago aos influenciadores digitais que cobriram a festa. “Há uma estrutura de pagamentos para exaltação da figura do prefeito”, observou o vereador tucano. “Pode, inclusive, configurar campanha antecipada com recursos públicos.”
João Campos, que costuma contar com vídeos informais que viralizam nas redes, ganhou inúmeros seguidores depois de platinar o cabelo, antes do Carnaval. Diversos portais e influenciadores digitais evidenciaram o fato.
O acordo entre a sigla de João Campos e a agência Hermanos surgiu na gestão anterior, a de Geraldo Júlio (2013-2020), também do PSB. Segundo a Folha, nem o partido nem a empresa revelaram detalhes do contrato, como o valor pago.
Conforme nota, a Prefeitura do Recife alegou que o contrato parte de uma licitação pública, por meio de agências de publicidade. De acordo com o comunicado, a contratação está dentro da lei vigente.
“O gabinete também deixa claro que não há incompatibilidade com os serviços prestados”, afirmou o comunicado. “Nenhuma postagem envolvendo diretamente a imagem do chefe do Executivo do municipal seja feita nos perfis da Prefeitura do Recife.”
tentou contato com a Secretaria de Governo da Prefeitura para confirmar os detalhes da contratação, mas sem retorno até o fechamento da reportagem.
Fonte: revistaoeste