O levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas neste fim de semana para a Prefeitura de Araraquara (SP) apresentou um dado preocupante para o . Segundo o instituto, a pré-candidata da legenda aparece na primeira colocação no quesito rejeição.
Conforme a pesquisa, 23,9% dos entrevistados foram categóricos: afirmaram que jamais votariam em Eliana Honain (PT) para o cargo de prefeita. Enfermeira de formação, ela é ex-secretária municipal de Saúde.
Com esse porcentual, Eliana aparece à frente dos outros quatro pré-candidatos listados pelo Paraná Pesquisas.
Apesar de numericamente na liderança, a petista está em condição de empate técnico em termos de rejeição com o ex-vereador Doutor Lapena (PL). De acordo com a pesquisa, 20,8% disseram que jamais votariam no pré-candidato liberal.
A margem de erro do levantamento é de 3,8 pontos porcentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. Dessa forma, outros dois pré-candidatos à Prefeitura de Araraquara completam o pelotão de frente na parte de rejeição: Pedro Tedde (Novo) e Tiago Pires (PCO), com 18,5% e 18,3%, respectivamente. Doutor Marcos Garrido (PSD) tem 15,2%.
Veja, abaixo, os dados completos da parte de rejeição do levantamento do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Araraquara:
- Eliana Honain (PT) — 23,9%;
- Doutor Lapena (PL) — 20,8%;
- Pedro Tedde (Novo) — 18,5%;
- Tiago Pires (PCO) — 18,3%;
- Doutor Marcos Garrido (PSD) — 15,2%;
- Não sabe/não respondeu — 26,6%; e
- Poderia votar em todos — 7,2%
Para essa parte da pesquisa, o instituto ressalta que cada entrevistado poderia rejeitar mais de um pré-candidato. Por isso, a soma ultrapassa a barreira dos 100%.
O alto grau de rejeição de Eliana é um empecilho para o PT se manter no poder em Araraquara. O petista Edinho Silva está à frente do Poder Executivo municipal desde 2017.
Na reta de seu segundo mandato consecutivo como prefeito, Silva, que já havia ocupado o mesmo cargo de 2001 a 2008, indicou Eliana para ser a sua sucessora. Enfermeira de formação, ela foi secretária municipal de Saúde de janeiro de 2017 a março deste ano.
Edinho Silva é uma das lideranças do PT no cenário nacional. Ele já foi, por exemplo, ministro-chefe da . Ficou no cargo de março de 2015 a maio de 2016, durante parte do governo da presidente Dilma Rousseff. Além disso, serviu como deputado estadual, de 2011 a 2014.
O levantamento que mostra a petista Eliana Honain como a mais rejeitada entre os eleitores de Araraquara foi registrado no . De acordo com o Paraná Pesquisas, SP-03157/2024 é o protocolo de acompanhamento.
Além disso, o instituto avisa que entrevistou 710 pessoas no município do interior paulista, de 21 a 25 de julho. Por fim, informa-se que o nível de confiança da pesquisa é de 95% — fora a já mencionada margem de erro, que é de 3,8 pontos porcentuais.
Fonte: revistaoeste