Sophia @princesinhamt
Política

Possível fraude eleitoral na Venezuela gera protestos em Cuiabá, MT: Políticos apontam irregularidades

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2024 word1

Conteúdo/ODOC – Políticos de Mato Grosso e de todo país repercutiram a polêmica eleição de Nicolás Maduro para comando da Venezuela. Em Cuiabá, dezenas de venezuelanos protestaram nas ruas, assim como em seu país.

Na capital os protestos se concentraram na região da Avenida Córrego do Barbado e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou na madrugada desta segunda-feira (29) que, com 80% dos votos apurados, Nicolás Maduro foi o vencedor das eleições presidenciais realizadas no domingo (28).

Maduro teve 51,2% dos votos, e o principal candidato da oposição, Edmundo González, 44%.

O resultado gerou uma onda de protestos no país vizinho, que se estendeu para o Brasil.

O deputado federal Nelson Barbudo (PL) compartilhou um post onde é afirmado que a eleição de Maduro tem “cheiro de fraude”.

“Que Deus tenha misericórdia dos nossos irmãos venezuelanos”, pontuou o deputado estadual Gilberto Cattani.

A econômica dos últimos anos na Venezuela gerou um verdadeiro “êxodo migratório” e um dos principais países que receberam essa população foi o Brasil.

O atual processo eleitoral ainda ganhou um tom adicional de polêmica quando Maduro, durante discurso, afirmou que no Brasil nenhum voto é auditado – colocando o seu apoiador e presidente Lula (PT) em saia justa. Lula, até o momento, não se manifestou sobre eleitoral no pais vizinho.

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.