Sophia @princesinhamt
Política

Polícia Federal solicita busca e apreensão no gabinete de deputado sem indícios

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirma que ateria pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para realizar busca e apreensão no gabinete do deputado federal Gilberto Nascimento (PSD-SP), mesmo sem ter indícios contra ele.

a publicação, a PF apresentou uma petição para justificar a operação em benefício de Nascimento. O integra a bancada evangélica e atuou para que seu partido apoiasse a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o texto da PF, a finalidade era evitar “qualquer resquício de dúvida da ausência de sua participação na empreitada criminosa”, em referência a investigação sobre a suposta de uma “Abin [Agência Brasileira de Inteligência] paralela” na gestão de Bolsonaro.

Para realizar uma busca e apreensão é preciso ter dois elementos: indício de autoria e materialidade do delito.

policia federal
O Relatório Apresentado A Moraes Foi Assinado Pelo Delegado Da Pf Daniel Carvalho Brasil Nascimento | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O pedido teve parecer contrário da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi negado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

O relatório apresentado a Moraes com o pedido de busca e apreensão foi assinado pelo delegado da PF Daniel Carvalho Brasil Nascimento.

O jornal afirma que o nome do deputado Gilberto Nascimento teria sido identificado no arquivo apreendido pela PF na sede da Abin em outubro de 2023.

A Câmara avalia votar texto que proíbe de busca e apreensão no Congresso; enquanto o Senado aprovou no ano passado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe decisões individuais de ministros do STF.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.