Sophia @princesinhamt
Política

PGR solicita ao STF a declaração de inconstitucionalidade do Fundo do Plano Rio Grande

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona, no Supremo Tribunal (), partes de uma lei gaúcha que instituiu um fundo no Rio Grande do Sul para enfrentar danos causados pelas chuvas.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou, na 14, a Ação Direta de Inconstitucionalidade ao STF. A Corte sorteou relator o ministro Edson Fachin.

Em maio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que permite à União adiar dívidas de Estados atingidos por calamidades pública. A condição para tal é que esses Estados criem fundos específicos para enfrentar os danos.

No final de maio, o Rio Grande do Sul promulgou uma lei que criou o Plano Rio Grande, um programa estadual de reconstrução e resiliência climática.

PGR Gonet Odebrecht
O Procurador-Geral Da República, Paulo Gonet | Foto: Leobark Rodrigues/Mpf

A PGR argumenta que a lei gaúcha permite a destinação de recursos do fundo a entidades privadas. Isso, segundo o órgão, desrespeita normas federais de financeiro e princípios de probidade administrativa. De acordo com Gonet, isso compromete a transparência e a na aplicação dos recursos.

“O perigo na demora decorre da possibilidade de malversação de recursos públicos destinados ao enfrentamento do Estado de calamidade pública, ocasionado pela emergência climática que atingiu o Rio Grande do Sul”, afirmou Gonet. “Com isso, há risco de prejuízos econômicos e sociais à população diretamente atingida.”

O PGR recebeu uma representação de dez procuradores gaúchos, que destacaram que a lei permite a participação de fundos privados controlados por instituições financeiras estaduais. Os procuradores dizem que essa terceirização esvazia as competências constitucionais do Estado. Eles ainda criticam a falta de legitimidade do gestor privado para definir prioridades no contexto de calamidade pública.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.