O jornalista Elio Gaspari, colunista do jornal Folha de S.Paulo, afirmou que a (PGR) apresentará uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O articulista afirmou que “vem chumbo grosso aí”.
Segundo Gaspari, a denúncia da PGR deve ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal (stf) pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Bolsonaro deve ser acusado, segundo o colunista, por suposto envolvimento em “atividades antidemocráticas” que teriam influenciado nas manifestações de 8 de janeiro de 2023.
Na época, manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Além disso, o ex-presidente já foi indiciado pela Polícia Federal em dois inquéritos. Um sobre joias sauditas e outro sobre uma suposta emissão de falsos atestados de vacinas contra a covid-19.
De acordo com o colunista da Folha, a PGR concluiu a investigação há algumas semanas, mas Gonet não quis enviar dos documentos ao STF durante o processo eleitoral. Ainda conforme o articulista, a denúncia da Procuradoria-Geral da República deve dificultar o caminho para Bolsonaro se livrar da inelegibilidade.
O Tribunal Superior Eleitoral tornou o ex-presidente inelegível em junho de 2023. A Corte condenou Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Fonte: revistaoeste