Ricardo Nunes (MDB) segue à frente de Guilherme Boulos (Psol) na corrida pela Prefeitura de São Paulo. É o que indica o levantamento que o instituto divulgou na manhã desta quarta-feira, 16.
De acordo com o material, o prefeito e candidato à reeleição pelo MDB tem 52,3% das intenções de voto. Na semana passada, o emedebista aparecia com 52,8%. Ou seja, oscilou 0,5 ponto porcentual para baixo de um levantamento para outro.
Boulos, por sua vez, oscilou positivamente 0,2 ponto porcentual no intervalo de uma semana. O parlamentar psolista saiu de 39% e foi para 39,2%.
Conforme a pesquisa, o bloco de nenhum/branco/nulo corresponde a 5,2% do total de entrevistados. Além disso, informa-se que 3,3% não souberam responder ou não quiseram participar do levantamento.
O Paraná Pesquisas também apresentou indicadores da chamada pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são mencionados pelos entrevistadores. Nessa parte, Nunes aparece com 36% das intenções de voto, contra 30,1% de Boulos. Outros nomes foram citados por 0,5% dos entrevistados, enquanto 27,2% não souberam ou não quiseram responder. Já 6,2% indicaram anular ou votar em branco.
Ricardo Nunes avançou ao segundo turno . Ele tem o coronel Mello Araújo (PL) como candidato a vice-prefeito. Além de MDB e PL, a coligação conta com a participação de outros nove partidos: PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Mobiliza e União Brasil.
Boulos teve 29,07% dos votos válidos no primeiro turno. Dessa forma, superou Pablo Marçal (PRTB), que ficou com 28,14%, em menos de um ponto porcentual. Além da federação composta por Psol e Rede Sustentabilidade, o deputado tem o apoio do PDT e da federação formada por PT, PCdoB e PV. Para este ano, o psolista tem a petista — e ex-prefeita paulistana — Marta Suplicy como candidata a vice-prefeita.
Para mapear as intenções de voto no segundo turno na capital paulista, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,5 mi eleitores em potencial. O trabalho de campo ocorreu de 12 a 15 de outubro — ou seja, parte das entrevistas ocorreu depois do debate organizado pela TV Bandeirantes na noite da última segunda-feira, 14. No encontro, os dois falaram sobre o apagão que afeta a cidade .
A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Dessa forma, o instituto alega que o grau de confiança do material é de 95%.
O Paraná Pesquisas informa, por fim, que registrou o levantamento no . O código SP-06311/2024 é o código de acompanhamento nesse sentido.
Fonte: revistaoeste