Sophia @princesinhamt
Política

Ministro critica impacto de ‘meia dúzia’ de responsáveis por queimadas danosas à sociedade

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da , Waldez Góes, afirmou nesta , 19, que “meia dúzia de pessoas” tem atuado para “prejudicar a sociedade” com as . A declaração foi dada em entrevista ao Bom , Ministro, do CanalGov. 

“As queimadas não têm interesse de alguém, mesmo que alguma meia dúzia de pessoas que acabam passando por cima do interesse maior da coletividade façam atos que prejudiquem a sociedade”, destacou.

Góes sinalizou que o país enfrenta um “desafio” com as queimadas, mas que a reunião prevista para esta tarde com governadores das regiões da Amazônia Legal, do Pantanal e do Centro-Oeste será importante para definir estratégias.

“Acaba que grande parte dos problemas, não da estiagem, mas das queimadas que acabam prejudicando toda a cidade de Manaus, com a qualidade do ar, vem de crime”, disse. “Setenta e cinco por cento das queimadas estão acontecendo em área privada, que o governo não pode entrar lá, a não ser quando já acontece o problema e é preciso fazer as investigações. No Pantanal já é mais de 90% em área privada, lá só aconteceu em 2,8% em reservas naturais.”

O ministro ainda declarou que, “provavelmente 100% dos problemas em 47 municípios de São Paulo não foram em áreas federais ou estaduais, mas em áreas privadas”.

Nesse sentido, falou que a reunião desta quinta-feira será crucial para “unir” o governo federal e estadual e trazer uma maior “conscientização” à população para que não se promova nenhum tipo de de incêndio.

“Vai organizar melhor a sinergia entre governo federal e governos estaduais, e também a interlocução que o presidente Lula tem feito com o Congresso, que logicamente aprova medidas para que as respostas dos governos sejam mais ágeis”, afirmou.

Waldez Góes destacou em entrevista que as “queimadas prejudicam o meio ambiente, a saúde pública, os negócios do Brasil e os empreendedores”. Disse que, no fim, “não tem vencedor, por isso é preciso união”.

O presidente , prevista para as 15h desta quinta-feira, com representantes de 11 Executivos locais. Ele cumpre agenda no e só deve desembarcar em às 16h30. 

O encontro será conduzido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Devem integrar a mesa de debate os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Ricardo Lewandowski (Justiça) e Marina Silva (Meio Ambiente).

Segundo a Casa Civil, o convite foi designado aos governadores dos Estados que integram a Amazônia Legal e o Pantanal, além de Distrito Federal e Goiás. Ao todo, 11 representantes dos Executivos locais participam da reunião:

  • Ronaldo Caiado — governador de Goiás
  • Ibaneis Rocha — governador do Distrito Federal
  • Mauro Mendes — governador do Mato Grosso
  • Eduardo Riedel — governador do
  • Wanderlei Barbosa — governador do Tocantins
  • Helder Barbalho — governador do Pará
  • Wilson Lima — governador do Amazonas
  • Gladson Cameli — governador do Acre
  • — governador de Roraima
  • Sérgio Gonçalves da Silva — vice-governador de Rondônia
  • Antônio Pinheiro Teles Júnior — vice-governador do Amapá

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.