Conteúdo/ODOC – O ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro (PSD), declarou que o Governo Federal planeja apresentar um plano de auxílio ao setor agropecuário até março.
Esse pacote de assistência, demandado pelo setor, está em discussão com o Ministério da Fazenda desde o final de janeiro e já inclui recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Fávaro enfatizou que o governo está atualmente identificando os setores enfrentando dificuldades, como pecuária de corte, soja e milho e que os recursos destinados ao plano estão sendo analisados pela Fazenda, e um valor definitivo ainda não foi estabelecido. Além disso, está sendo considerada a possibilidade de prorrogar os vencimentos.
“O presidente determinou que a gente continue a construção de medidas para minimizar esse impacto, para evitar ondas de recuperação judicial, de inadimplência de um setor que cresce. A ideia é que, antes do final da colheita, para aqueles que tiveram problemas climáticos e de falta de renda, tenham medidas anunciadas”, afirmou o ministro.
Apesar da mobilização governamental, Favaro avalia que a situação não configura uma crise. Ele destaca a importância da tranquilidade, visando evitar uma onda de inadimplência e recuperação judicial.
“O que precisa é tranquilidade. Evitar uma onda de inadimplência, de recuperação judicial. O que queremos é atender especificamente quem está sem renda e teve problema de safra”, finaliza.
Fonte: odocumento