Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, e sua família foram resgatados de helicóptero por militares, nesta segunda-feira, 20, depois de ficar ilhados em um condomínio em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A cidade foi um dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas.
Das 37 pessoas que morreram em decorrência da tempestade, conforme o mais recente boletim do governo do Estado, 36 vítimas são de São Sebastião.
O presidente Lula sobrevoou hoje as áreas afetadas pelas chuvas e anunciou uma série de medidas, ao lado do governador Tarcísio Gomes de Freitas e do prefeito do município, Felipe Augusto.
“A presença do governador Tarcísio, do companheiro Felipe, nosso prefeito, e do governo federal é uma demonstração específica de que é possível a gente exercer a nossa função na democracia, mesmo quando pertencemos a partidos políticos diferentes, mesmo quando a gente pensa diferente ideologicamente”, disse Lula. “O povo é muito mais importante que qualquer divergência.”
Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. O governo de São Paulo também decretou luto oficial de três dias em homenagem às vítimas da tragédia.
Até o momento, somam-se 37 mortos, 40 desaparecidos e quase 2 mil desalojados na região.
Fonte: revistaoeste