Sophia @princesinhamt
Política

Milei declara que a posse de Lula como presidente da Argentina será recebida com entusiasmo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Na noite da última quarta-feira, 22, o da Argentina, Javier Milei, disse que Luiz Inácio Lula da Silva será “bem-vindo” em sua posse, em 10 de dezembro.

“Se Lula quiser vir à minha posse, será bem-vindo”, disse Milei em entrevista ao canal Todo Noticias, da Argentina. “Ele é o presidente do Brasil.” O presidente eleito argentino disse que “houve curtos-circuitos na campanha”.

Diana Mondino, economista que deve assumir o no governo Milei, disse que Lula será convidado para a posse. “Vamos convidar Lula para vir à posse”, disse Diana. “O Brasil e a Argentina sempre estiveram juntos e sempre trabalharão juntos.”

Embaixador do Brasil na Argentina diz que Lula ainda não decidiu sobre ida à posse de Milei

bolsonaro embaixador argentina 2bolsonaro embaixador argentina 2
Júlio Bitelli Explica Que Tudo Na Diplomacia Tem Um Símbolo” | Foto: Pedro França/Agência Senado

Sobre Milei, Lula disse que “não tem de ser amigo” de presidentes de países vizinhos. Em entrevista ao jornal O Globo publicada na quarta-feira, o embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, criticou a ida do ex-presidente à posse de Milei.

Bitelli disse que o convite de Milei a Bolsonaro “não é um gesto que vá no bom sentido”. Ele também disse que Lula ainda não tomou uma decisão final sobre ir ou não à posse. “Seria importante ter alguns gestos positivos por parte do novo governo argentino”, disse o embaixador. Ele disse que a questão dos convites ainda são objeto de discussão entre o atual governo argentino e o futuro.

“Os convites ainda não foram expedidos, o presidente Lula ainda não foi convidado, entendendo que nenhum chefe de governo foi ainda convidado”, disse Bitelli. “O convite, sobre o qual soubemos pela imprensa, do Milei ao ex-presidente Bolsonaro, é uma decisão pessoal, e não deve necessariamente afetar a relação entre os Estados.”

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

O jornal perguntou se a presença de Bolsonaro dificultaria a ida de Lula, e o embaixador disse que haverá uma delegação oficial brasileira, e que a composição dessa delegação será decisão do presidente Lula.

“Em diplomacia, tudo tem um símbolo, e essa escolha de qual será o nível de participação na posse terá um valor simbólico importante”, disse Bitelli. “Mas é uma decisão que ainda não está tomada. Insisto, seria importante ter alguns gestos positivos por parte do novo governo argentino.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.