O jornalista norte-americano Michael Shellenberger disse que petistas exigiram sua prisão, em publicações no . Ele deu a declaração nesta segunda-feira, 15, durante entrevista ao programa .
“Na verdade, tinha medo”, disse, sobre sua permanência no país. “Na sexta-feira 12, tinha petistas no Twitter/X exigindo que eu fosse preso por causa de minha perspectiva, mas agora a racionalidade tem voltado ao Brasil.”
O repórter foi um dos responsáveis por expor e-mails em que o advogado do Twitter/X no Brasil, Rafael Batista, reclama, para a equipe jurídica da empresa nos EUA, sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na mesma semana, o empresário Elon Musk, dono do Twitter/X, indagou o ministro do STF Alexandre de Moraes: “Por que tanta censura no Brasil?”. De lá para cá, Musk tem feito embates com o governo brasileiro sobre a liberdade de expressão no país.
Ao , Shellenberger disse que houve, nos últimos dias, uma evolução no debate sobre a censura no Brasil. Para o jornalista, a mídia brasileira está percebendo a problemática das ações da Corte.
“O jornal Folha de S.Paulo não entendia a diferença entre respeitar os direitos de uma pessoa e concordar com as pessoas”, disse Shellenberger. “Mas, onde a gente está, agora, é totalmente diferente. O jornal O Estado de S. Paulo e a Folha publicaram editoriais muito fortes, ontem, no domingo, dia mais importante para editoriais no Brasil. Eles escreveram editoriais contra a censura, com argumentos muito fortes.”
O jornalista norte-americano considera que a repercussão dos comentários de Elon Musk sobre o Brasil têm influenciado em outros países. Recentemente, o Congresso dos EUA pediu detalhes sobre as decisões de Moraes contra as plataformas digitais. Para Shellenberger, a liberdade de expressão em todo o mundo está sendo pautada pelo Brasil.
“Os governos querem esconder seus motivos políticos [sobre as decisões de censura]”, explicou. “Como Elon Musk disse: ‘Isso é um grande problema’. Precisamos saber o que os nossos governos estão fazendo. Isso é um momento histórico.”
Assista à entrevista completa de Michael Shellenberger ao , no da Revista . O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 17h45.
Fonte: revistaoeste