Sophia @princesinhamt
Política

Metade dos brasileiros acredita em ‘ditadura do Judiciário’, revela pesquisa

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma pesquisa realizada pela logo depois da Operação Tempus Veritatis mostrou que quase metade dos brasileiros acham que o Brasil vive sob uma ditadura do Poder Judiciário. Nesta semana, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados dele, em uma investigação que apura suposto golpe de Estado.

+

A autorização para a operação que e , partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Feita entre quinta-feira 8 e sexta-feira 9, a pesquisa entrevistou 1.615 pessoas por meio de recrutamento digital aleatório e tem margem de erro de dois pontos porcentuais.

Na pergunta “o Brasil vive hoje sob uma ditadura do judiciário?”, 47,3% dos entrevistados responderam “sim” e outros 16,7% disseram que não, mas afirmaram que “juízes cometem abusos e ultrapassam suas atribuições”. Apenas 20,9% afirmaram que o Judiciário “está cumprindo o seu papel corretamente”.

Os entrevistados também responderam à pergunta: “Na sua opinião, as investigações judiciais em contra do Jair Bolsonaro constituem uma perseguição política?”. A maioria — 42,2% — disseram que o ex-presidente está sendo perseguido injustamente. 40,5% acham que não.

Entre os presos na operação estão dois ex-assessores de Bolsonaro: Marcelo Câmara, ex-assessor especial da Presidência; e Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Bolsonaro Disse, Depois Da Operação, Que Tem Sido Vítima De ‘Perseguição Implacável’ | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Além da pergunta sobre a ‘ditadura do Judiciário’, a pesquisa AtlasIntel fez outros questionamentos envolvendo as .

Dos entrevistados, 46,5% responderam afirmativamente quando perguntados se, em “sua opinião, as buscas da Polícia Federal que identificaram uma carta em que o ex-presidente Bolsonaro planejava declarar o Estado de Sítio depois da organização do 2º turno das eleições presidenciais comprova o planejamento de um golpe de estado?”; 36,8% disseram que não; e 16,6% responderam “não sei”.

+

Além disso, 38,2% dos entrevistados disseram que, independentemente de considerarem Bolsonaro culpado ou não, achavam que ele seria preso neste ano; 25,5% acham que não e 36,4% não souberam responder.

Entre os que responderam à pesquisa, 51,1% disseram que não simpatizam ou apoiam Bolsonaro; 39,6% se disseram simpatizantes ou apoiadores e 9,3% não souberam responder.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.