O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (), Aloizio Mercadante, criticou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por não reconhecer o trabalho da instituição no combate às enchentes que atingiram o Estado no fim de abril.
“Queria mandar um recado, um apelo, ao governador do Estado”, disse Mercadante, durante coletiva de imprensa. “Assim que teve a tragédia, os servidores se prontificaram de imediato a ir para o Rio Grande do Sul. Largaram suas famílias, foram instalados em condições precárias para poder dar uma resposta imediata.”
Segundo o presidente do BNDES, os servidores trabalharam durante as noites e nos fins de semana. Além disso, afirmou que esses trabalhadores “esperam, ao menos, um agradecimento por parte das autoridades do Estado”.
Conforme Mercadante, “a polarização política corrói os valores republicanos”. Ele também sugeriu que, caso haja algo a ser corrigido entre o Estado e a instituição, o ideal seria realizar uma audiência para chegar a um consenso.
O presidente do BNDES ainda disse que o banco agiliza a aprovação de créditos para o Rio Grande do Sul, com um ritmo seis vezes mais rápido que a média.
De acordo com ele, mais de R$ 10 bilhões já foram aprovados para o Estado. “Espero que isso seja reconhecido e repassado.”
Fonte: revistaoeste