Em meio a uma série de incêndios, a ministra do , Marina Silva, afirmou, no último sábado, 15, que o Brasil enfrenta uma situação de “terrorismo climático”. Ela defendeu punições mais rígidas para aqueles que provocam as chamas.
“Há uma proibição em todo o território nacional do uso do fogo”, disse a ministra, durante um evento em São Carlos (SP). “No entanto, existem aqueles que estão fazendo um verdadeiro terrorismo climático. Usam a temperatura alta e a baixa umidade para atear fogo em nosso país. Prejudicam a saúde das pessoas, a biodiversidade e as florestas.”
A ministra informou que a polícia prendeu 17 pessoas desde o início das investigações sobre os incêndios. Além disso, 50 inquéritos policiais estão em andamento para investigar os responsáveis.
Marina considerou essencial que agentes públicos, como a Polícia Federal (PF), a Polícia Civil, os Corpos de Bombeiros e as Forças Armadas, permaneçam mobilizados.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou quase 50 mil focos de incêndio em setembro. Até a última sexta-feira, 13, o órgão contabilizou 49,2 mil focos no país.
Todo o material que aparece no site Dia de Ajudar ("conteúdo") é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar, reproduzir, distribuir, publicar, exibir, executar, modificar, criar trabalhos derivados, transmitir ou de qualquer forma explorar tal conteúdo, nem distribuir qualquer parte deste conteúdo em qualquer rede, incluindo uma rede local , vender ou oferecer para venda, ou usar tal conteúdo para construir qualquer tipo de banco de dados.