O candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), garantiu que as ações de manutenção das vias se tornarão mais produtivas, efetivas e econômicas com a implantação de um sistema de mapeamento diário. Em entrevista concedida, nesta sexta-feira (23), na Rádio Cultura FM, Kennedy citou como exemplo Recife-PE que, em um ano de utilização da ferramenta, economizou cerca de R$ 3 milhões.
Segundo o candidato, sua intenção é zerar o número de buracos na cidade e para isso é preciso modernizar a forma como o trabalho é executado atualmente. Ele explicou que foi isso que Recife fez e tem obtido sucesso nesse quesito. Desde 2023, a capital de Pernambuco adotou essa nova estratégia, que atua também preventivamente, identificando desgastes no pavimento que podem se transformar em buracos.
O aplicativo utilizado pela Prefeitura de Recife funciona a partir de sensores instalados em veículos que, diariamente, se deslocam pelas vias da cidade. Os automóveis alimentam um banco de dados com imagens, localização e nível de condição do asfalto em tempo real. O sistema possibilita a análise dos dados com informações georreferenciadas e a emissão de ordens de serviço de acordo com a maior urgência das demandas.
“Com essa ferramenta vamos melhorar a produtividade, a qualidade e organização da prestação desse serviço. Quando o caminhão sair para as ruas, ele fará isso seguindo todo um itinerário a ser feito naquela região e não apenas para tapar um buraco ou outro. Então, a equipe não vai perder tempo, pois irá atuar munido de informações precisas, aumentando a eficiência e diminuindo custos”, afirmou Kennedy.
O candidato do MDB lembrou também que a malha viária de Cuiabá é extremamente antiga e isso potencializa o surgimento de buracos. Destacou ainda que muitas ruas e avenidas ainda não possuem a estrutura de rede de drenagem de águas pluviais. Ele enfatizou que em seu plano de governo está previsto a realização de obras de recapeamento de vias.
“Grande parte da malha viária de Cuiabá tem mais de 30 anos e está totalmente exaurida. Muitas vias, na época em que foram construídas, não receberam a rede de drenagem e hoje apresentam esse problema de desgaste crônico. Vamos trabalhar para, gradativamente, avançar com as melhorias necessárias e essa modernização do tapa-buraco, com certeza, irá nos ajudar”, pontuou Kennedy.
Fonte: odocumento