O presidente quer escolher um novo avião presidencial até o fim deste ano. A entrega e a operação da nova aeronave estão previstas para 2025, segundo informações do governo.
De acordo com a CNN Brasil, Lula solicitou ao ministro da , José Múcio Monteiro, a elaboração de um estudo com alternativas de compra. A expectativa é que, até dezembro, o presidente tenha em mãos um relatório detalhado das opções para aquisição.
Em entrevista recente, Lula disse que a decisão de comprar novos aviões presidenciais beneficia o governo brasileiro. Ele tomou a decisão depois que o atual avião, adquirido em 2004, apresentou problemas durante uma viagem à Cidade do México.
No ano passado, integrantes do governo apresentaram ao presidente estudos sobre a compra de uma aeronave. À época, Lula rechaçou a ideia. O relatório mostrava que a opção mais econômica custaria entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões. O avião atual foi comprado por US$ 56,7 milhões, equivalentes a cerca de US$ 96,4 milhões hoje.
A qualidade da aeronave usada pelo presidente brasileiro é similar à dos líderes de países do G20 — grupo de cooperação econômica criado em 1999 e formado por 19 países, entre nações desenvolvidas, emergentes e pela União Europeia.
O Brasil, por exemplo, usa um Airbus A319CJ como avião presidencial. Ele foi comprado durante o primeiro mandato do petista — daí o apelido Aerolula. Esse modelo pode voar até 11 mil quilômetros sem reabastecer. A média verificada nos aviões usados pelos líderes do , por sua vez, é ligeiramente maior: 11,5 mil km.
A primeira-ministra da Itália, , usa um avião do mesmo modelo do Aerolula, mas fabricado em 2018. Ela governa um país que tem o Produto Interno Bruto (PIB) per capita na faixa dos US$ 30 mil. No Brasil, é de menos de US$ 10 mil.
A Austrália, com PIB per capita de US$ 65 mil, disponibiliza ao premiê, Anthony Albanese, um avião com cerca de 11 mil km de autonomia. É um Boeing 737-700.
, presidente da Rússia, voa em um modelo mais antigo e com menos autonomia. Trata-se de um Ilyushin Il-96-300PU, fabricado em 1996, que pode voar por 7,3 mil km sem reabastecer.
Já a Força Área da Argentina transporta o presidente Javier Milei em um Boeing 757-256. A capacidade de voo da aeronave presidencial argentina é inferior à do Aerolula: 7,2 mil quilômetros.
Entre os aviões presidenciais mais potentes do G20, quem se destaca é o Air Force One — aeronave que transporta o presidente dos . A maior economia do planeta transporta o presidente Joe Biden em um Boeing 747-200B, fabricado em 1990. Sua autonomia é superior a 13 mil km.
Fonte: revistaoeste