O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que não participará da abertura dos Jogos Olímpicos em Paris, marcada para o dia 26, segundo relato da CNN. Em seu lugar, a primeira-dama, Janja da Silva, será enviada para representar o Brasil. Além dela, o ministro do Esporte, André Fufuca, também comparecerá à cerimônia.
“O Fufuca vai como chefe do Esporte Brasileiro, mas, como eu sou convidado pelo Macron, eu resolvi dizer que a Janja vai, porque eu tenho muita coisa para fazer, não posso ir”, afirmou Lula. “Eu vou compensar mandando a Janja e vou ver a Olimpíada pelos olhos dela lá em Paris.”
As declarações do presidente foram feitas nesta quinta-feira, 11, no Palácio do Planalto, durante um evento com atletas olímpicos e paraolímpicos que participarão dos Jogos na capital francesa. Na ocasião, foram celebrados os 20 anos do programa Bolsa Atleta, e Lula assinou um decreto de reajuste ao auxílio oferecido pelo programa.
Lula citou a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 em tom de recordação. . A primeira-dama destacou que os uniformes dos atletas da delegação de 2024 foram confeccionados por artesãs de Timbaúba dos Batistas (RN), as mesmas que bordaram o vestido que ela usou na posse de Lula.
Lula ainda deu um recado à primeira-dama: “O Fufuca estará lá, como ministro do Esporte”, afirmou o presidente. “E a Janja vai estar lá. Qualquer coisa que acontecer, ela tem que me ligar para eu reclamar com o Macron. Não deixa acontecer nada com os meninos e as meninas do Brasil”. Ele concluiu ao dizer que deseja sucesso aos atletas: “Que vocês voltem mais vitoriosos do que já são”.
Fonte: revistaoeste