O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve reunião bilateral com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, neste domingo, 17. A conversa ocorreu na véspera da reunião da cúpula do G20, no Rio de Janeiro.
De acordo com nota do , participaram do encontro os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; Agricultura, Carlos Favaro; Relações Exteriores, Mauro Vieira; e Minas e Energia, Alexandre Silveira. O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da Republica, Celso Amorim, também marcou presença.
Segundo o comunicado, Lula e Meloni conversaram sobre a Enel e a “necessidade de avanços na melhoria do serviço prestado pela empresa, em especial, em São Paulo”. A concessionária de energia elétrica é de capital misto — e conta com participação do governo italiano.
Em outubro, milhares de clientes em São Paulo foram afetados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica pela Enel. Na ocasião do apagão, a empresa atribuiu os problemas aos impactos dos temporais. Além disso, a concessionária foi alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa paulista.
O texto diz que Meloni afirmou que as empresas italianas têm planos de investir € 40 bilhões no Brasil. Além disso, o Palácio do Planalto afirma que ela falou sobre a atualização dos acordos de parceria e cooperação entre os dois países. Lula explicou à primeira-ministra italiana sobre as prioridades da presidência brasileira no G20. Por fim, o petista a convidou para uma visita ao país em outra ocasião.
O governo brasileiro informa, por fim, que Meloni lembrou que há 800 mil cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes italianos no Brasil. Conforme a publicação, a primeira-ministra da Itália disse que “essa sua primeira viagem à não esgota a necessidade de uma nova visita ao Brasil”.
Revista , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste