Fontes ligadas ao presidente Lula (PT) e a Ricardo Lewandowski disseram que o ex-ministro do será nomeado substituto de Flávio Dino no Ministério da Justiça e da Segurança Pública. A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
Segundo a publicação desta terça-feira, 9, o anúncio do ingresso oficial de Lewandowski no governo petista aguarda apenas alguns acordos. É preciso decidir qual será o destino dos subordinados a Flávio Dino, principalmente o do secretário-executivo Ricardo Capelli.
Embora não conte com a simpatia de Lula para o comando definitivo da pasta, Capelli chefiou temporariamente o ministério durante as férias de Dino.
Lewandowski deixou a Corte, em abril de 2023, ao completar 75 anos. Muito chegado a Lula, ele sempre esteve entre os nomes cotados para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Dino, desde a sua indicação para o Supremo.
Em novembro, Lewandowski chegou a acompanhar o presidente na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP-28), nos Emirados Árabes.
O ministro mais petista do Supremo
Ricardo Lewandowski é considerado nas últimas décadas no Supremo. Aos 74 anos, ele pediu a antecipação da carreira e teve a solicitação acatada, em pedido assinado por , o mesmo que o indicou para a Corte, 17 anos antes.
Em sua trajetória, desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia o recomendou para o Supremo, em 2006, Lewandowski foi responsável por diversas decisões que beneficiaram diretamente políticos de esquerda, especialmente aqueles ligados ao PT.
Na época, o partido vivia sua primeira grande crise, com a imagem arranhada pelo Mensalão — que, tempos depois, a história revelaria ser apenas a ponta do iceberg da corrupção institucionalizada no Brasil.
Fonte: revistaoeste