O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer petistas históricos como candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A lista de nomes inclui o ex-ministro José Dirceu, João Paulo Cunha, Delúbio Soares e o ex-deputado José Genoino, todos envolvidos no escândalo do Mensalão.
De acordo com o site Poder360, Lula planeja reforçar sua base de apoio no em uma eventual reeleição. O petista pretende ter aliados mais preparados, tanto na campanha eleitoral quanto na Câmara dos Deputados.
Há uma crítica interna de que o partido depende muito da figura do presidente. Alguns petistas acham que há poucos nomes realmente competitivos no cenário nacional.
. Trata-se de José Genoíno. Ele deu a declaração durante sua participação no Sabadão do DCM, um programa no site de esquerda Diário do Centro do Mundo.
Conforme noticiou , . Já Delúbio Soares, que teve sua condenação anulada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em março de 2023, .
O livro chama-se Delúbio Soares, o Réu Sem Crime. O livreto tenta comprovar a inocência do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT).
Já José Dirceu recebeu uma ação, no ano passado, de execução fiscal. O motivo foi o atraso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2022. A dívida é de R$ 60 mil.
Fonte: revistaoeste