O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no sábado 29, que a importação de arroz pelo país gerou “uma confusão desgraçada”, mas que os preços já começaram a cair. O chefe do Executivo discursou durante o lançamento da obra de novos campi universitários, na zona leste de São Paulo.
“Esses dias decidi importar arroz, para baixar o preço”, disse Lula. “Deu uma confusão desgraçada, mas acho que o arroz começou a abaixar. Quero que baixe. Quero que a carne abaixe, porque aquele sonho de a gente voltar a comer uma picanha e tomar uma cerveja quero que aconteça, ele vai voltar.”
Segundo o IPCA-15, considerado uma prévia do índice oficial da inflação, o arroz foi um dos itens que mais contribuíram para a alta da alimentação no domicílio em junho, com um aumento de 4,2%. Os preços foram coletados pelo de 16 até 14 de junho.
O governo Lula decidiu importar arroz depois de fortes chuvas e enchentes atingirem o Rio Grande do Sul, principal Estado produtor do grão, em maio. A companhia nacional de abastecimento e o Ministério da Agricultura e Pecuária anunciaram, em 11 de junho, a anulação do leilão, que havia vendido 263,3 mil toneladas de arroz importado.
Além da anulação, o governo cancelou um novo leilão para a compra de 36 mil toneladas restantes, que faltaram no primeiro certame.
As possíveis irregularidades envolvem a empresa Wisley A. de Souza, maior arrematante individual, cuja sede é uma pequena loja de queijos em Macapá. A empresa alterou o capital social de R$ 80 mil para R$ 5 milhões uma semana antes do leilão.
Fonte: revistaoeste