Sophia @princesinhamt
Política

Justiça torna Dilmar Dal Bosco e Pedro Satélite réus por suposto recebimento de propina

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu denúncia e tornou o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) e o suplente Pedro Satélie (PSD) réus pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Eles são investigados por supostamente fazerem parte de uma organização criminosa que teria fraudado contrato de licitação do setor de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP-MT).

A decisão, proferida de maneira unânime, é da Turma de Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A denúncia contra ambos foi oferecida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO Criminal) do (MPMT), titular das investigações.

A investigação é sobre uma relação de dezenas de procedimentos licitatórios onde teriam ocorridos os supostos crimes envolvendo outras empresas e servidores públicos dos municípios citados.

“Recebe-se a denúncia em face de Dilmar Dal Bosco e Pedro Inácio Wiegert pelo cometimento, em tese, de corrupção passiva majorada e lavagem de dinheiro majorada [praticada de forma reiterada ou por intermédio de organização criminosa], nos precisos termos da denúncia, nos precisos termos da denúncia/aditamento, levantado o sigilo processual”, diz trecho do documento que a reportagem teve acesso.

O relator do , desembargador Marcos Machado, considerou que há materialidade e indícios de autoria na denúncia do MPMT.

O magistrado ainda acrescentou que uma eventual ausência de dolo dos denunciados será esclarecida no decorrer do processo.

“A instrução criminal certamente esclarecerá se atuação dos denunciados abrangeu fins lícitos ou ilícitos, porém, nesta fase processual, o recebimento de valores vultosos [entregues a familiares e assessores parlamentares] e passagens de ônibus pelos denunciados […], de forma contínua e oculta, pode se enquadrar nos tipos penais de corrupção passiva e lavagem de dinheiro”, diz outra parte do documento.

Outro lado

A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos citados.

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.