A primeira-dama Janja Lula da Silva retornou ao Brasil nesta segunda-feira, 29, depois de participar da Olimpíada de Paris. Ela foi à cerimônia de no lugar do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que não pôde comparecer.
Em seu perfil oficial no Twitter/X, Janja publicou uma foto em frente à Torre Eifel com a bandeira do Brasil. Anunciou ter retornado ao país, mas disse ter deixado em Paris “todo amor e carinho para nossos atletas”.
“Dedicação e determinação que nos enche de orgulho”, afirmou. “Com medalha ou sem medalha todos já são vitoriosos. Manda Brasa time Brasil!!! Seguimos acompanhando vocês aqui de casa.”
Na semana passada, Janja publicou uma foto com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com a primeira-dama do país europeu, Brigitte Macron. “Me sinto [sic] muito honrada por representar o meu marido, presidente Lula, na cerimônia de abertura das Olimpíadas”, escreveu.
Macron disse que iria acolher bem a Janja no país europeu. Ele deu a declaração ao comentar a ausência de Lula na abertura da Olimpíada de Paris em decorrência de sua “agenda carregada”.
“Pelo menos Janja estará aqui e será bem acolhida”, afirmou Macron. “Tenho uma recordação formidável da minha visita de Estado ao Brasil. Foi sublime.”
Além da primeira-dama, os ministros do Esporte, André Fufuca, e do Turismo, Celso Sabino, representaram o Brasil na abertura da edição deste ano dos Jogos Olímpicos.
“O Fufuca vai como chefe do Esporte brasileiro”, explicou Lula. “Como Macron me convidou, resolvi dizer que a Janja vai, porque tenho muita coisa para fazer no Brasil, não posso ir. Então, quando vocês estiverem disputando, ela vai estar lá torcendo.”
O Brasil conta com 277 atletas em 39 modalidades, sendo 153 mulheres e 124 homens, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil.
Fonte: revistaoeste