A primeira-dama, Janja, desistiu de participar de um evento paralelo ao , realizado no último domingo, 17, em meio à repercussão do xingamento a Elon Musk.
O insulto “fuck you, Elon Musk”, proferido pela primeira-dama no dia anterior, repercutiu negativamente entre os parlamentares brasileiros e até mesmo entre figuras da esquerda.
Janja estaria no Global Citizen Now, no Rio de Janeiro, onde seria uma das palestrantes. O evento foi organizado em parceria entre o governo brasileiro, a presidência do G20 e a Global Citizen, uma organização internacional voltada à educação, ao combate à pobreza extrema e à promoção da justiça social.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a mentir sobre os números da fome no Brasil, desta vez durante a abertura da Cúpula do G20. Enquanto discursava, Lula voltou a alegar ter “acabado com a fome” no Brasil em 2014 e sugeriu ter encontrado o país na mesma situação… pic.twitter.com/8vUGXZNhyW
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 18, 2024
A primeira-dama participaria de um painel ao lado de nomes como Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, e outros líderes do setor privado.
Além da ofensa a Elon Musk, que repercutiu inclusive na imprensa internacional, a primeira-dama do Brasil protagonizou outros momentos que ficaram nos holofotes tanto dos noticiários quanto das redes sociais.
No mesmo evento onde xingou o empresário sul-africano, Janja também se referiu ao suicida de Brasília como “bestão”.
Na sexta-feira 15, que se referiu ao festival de música promovido por ela como “Janjapalooza”. .
🚨 VERGONHA INTERNACIONAL: Janja quebra protocolo novamente ao cumprimentar Macron e tenta sair em foto oficial, mas é retirada no último momento
A primeira-dama, Janja, quebrou o protocolo ao cumprimentar Emmanuel Macron de forma espontânea durante um evento oficial. Em… pic.twitter.com/E14DurGtPz
— MSP-Brazil (@mspbra) November 18, 2024
Também hoje, Janja ganhou destaque como a . Além disso, circula nas redes o vídeo de Janja indo na direção do presidente da França, Emmanuel Macron, enquanto este fazia os cumprimentos formais a Lula.
O governo chinês exigiu, ontem, que a primeira-dama não compareça à reunião bilateral entre Brasil e China.
Fonte: revistaoeste