A primeira-dama, , decepcionou pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) ao não participar das sessões de fotos que eles promoveram. Os ensaios começaram na segunda-feira 8 e terminaram na quarta-feira 10, com o objetivo de impulsionar as campanhas eleitorais em diferentes cidades do país.
De acordo com os petistas, Janja confirmou presença nos ensaios. Os pré-candidatos poderão utilizar o material a partir de 15 de agosto.
“Senti falta da Janja”, disse Alini Bicalho, pré-candidata à Prefeitura de Francisco de Sá (MG), ao site Poder360. “Faria a diferença. A importância das mulheres para reforçar a nossa luta, ainda mais que sou mulher. Havia muita expectativa e ficou um sentimento de frustração, mas não vamos perder a esperança. Acho que ainda vamos tirar, sim, uma foto com ela.”
Alini ainda disse que viajou aproximadamente 700 km de carro até Brasília para participar das fotos e gravações de vídeos com Janja.
Os ensaios ocorreram em um estúdio no Setor de Indústria e Abastecimento, na capital federal. Os ministros de Lula compareceram ao evento, mas fora do horário de expediente. Eles realizaram duas sessões por dia: às 12h e depois das 19h.
Essa medida visa a evitar que os membros do Executivo descumpram normas que proíbem a participação em campanhas eleitorais durante o horário de trabalho.
De acordo com o Poder360, havia cerca de 50 pré-candidatos no ensaio de quarta-feira 10. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou da sessão, mesmo não sendo filiada ao PT. Os pré-candidatos também fotografaram o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, enfrentou uma situação curiosa quando alguns pré-candidatos perguntaram se ele era ministro. Depois de confirmar a informação, perguntaram se ele era o titular da Fazenda, cargo ocupado por Fernando Haddad.
Os pré-candidatos convidados para as sessões de fotos concorrem em municípios com mais de 100 mil habitantes. O PT já homologou 198 pré-candidaturas nessas cidades. Isso inclui candidatos de outros partidos apoiados pelo legenda.
Fonte: revistaoeste