“Acho que tem um pouco de má informação com relação ao trabalho do deputado. A Assembleia precisa melhorar a comunicação com relação a isso. A imprensa que está aqui acompanha o dia a dia e sabe que o plenário, pelo menos pra gente, é o que menos necessita do nosso esforço físico e mental. Porque a atividade de gabinete é a mais cansativa e a rotineira do deputado que é de atendimento, aí vem as comissões também. […] Então acho que a Assembleia precisa comunicar melhor isso, inclusive para o governador. O que a gente ficou preocupado é o governador não saber desse trabalho, porque ele conhece e viaja com os deputados às sextas-feiras e segundas quando tem reunião do governo”, afirmou a deputada nessa quarta-feira (29).
Leia também – Mauro rebate Botelho e alfineta AL por sessão semanal: ‘trabalho 12 horas por dia e acho pouco’
Conforme Janaina, a declaração de Mauro não foi bem vista entre os deputados e ele precisa analisar pela produtividade, não apenas pela quantidade de sessões plenárias que acontecem na ALMT. “A gente espera dele, que é chefe de estado, que ele tenha a percepção de como a Assembleia contribui não somente em sessões plenárias. Porque a sessão plenária é um dos trabalhos do deputado de comparecer e votar, na minha opinião também ele que é gestor e empresário tem que analisar pela produtividade. Se a Assembleia faz uma sessão por dia e tem a mesma produtividade de fazer cinco ou seis, a gente não vê motivos para ficar todos os dias vindo ao plenário”, explicou.
Leia também – Botelho classifica como ‘infeliz’ a fala do governador e ironiza: ‘deputado atende telefone’
A deputada ainda disse que conversou com o presidente da Casa, Eduardo Botelho (União), para que seja melhorada a comunicação, para que o governador e sociedade entendam melhor o papel dos deputados. “A maioria das nossas atividades não precisam de aprovação plenária, os ofícios, memorandos e encaminhamentos que são dados pelos deputados não passam por lá. O que passa pelo plenário são os requerimentos e projetos de leis. Eu acho que a Assembleia precisa melhorar a sua comunicação não só para que o governador entenda a necessidade da atuação parlamentar, mas também para que a população também tenha essa percepção”, finalizou.
Fonte: leiagora