O ex-presidente Jair Bolsonaro terá compromissos no a partir de quarta-feira 24 para chancelar as indicações dos pré-candidatos do Partido Liberal (PL) para as eleições municipais gaúchas. A previsão é que ele percorra importantes colégios eleitorais do Estado, como Canoas, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre.
Na capital gaúcha, a expectativa é a indicação da tenente-coronel Betina Worm como vice na chapa do prefeito Sebastião Melo (MDB). O emedebista tentará a reeleição.
Betina Worm é veterinária e tenente-coronel do Exército. A indicação dela como vice de Melo foi referendada pelo diretório gaúcho do PL, contando com aval do deputado federal Zucco (PL-RS) e da Comandante Nádia (PL), vereadora de Porto Alegre e pré-candidata à reeleição na Câmara.
A ideia de ter a presença de Bolsonaro é fortalecer a indicação de Betina. Ele é o presidente de honra do PL.
Nádia era a favorita entre os cotados a vice de Sebastião Melo, que terá PL, PP, PSD e PRD na coligação. No entanto, a própria vereadora, em suas redes sociais, celebrou a indicação de Betina para a composição da chapa do atual prefeito. “Melo e Betina, uma dupla que já deu certo!”
Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral, Betina, que é militar da ativa, deve se afastar das funções no Exército até a data em que pedir o registro da candidatura. No momento em que solicitar o registro, deve estar filiada a um partido político.
A filiação da pré-candidata a vice será realizada no dia da convenção partidária do PL, marcada para a manhã do próximo sábado, 27, no Centro de Tradições Gaúchas Estância da Azenha. No mesmo dia, à tarde, os demais partidos da coligação de Melo realizarão uma convenção conjunta. O evento, a saber, vai ocorrer na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul.
O atual vice-prefeito de Porto Alegre é Ricardo Gomes. Em maio, ele , em decorrência de mudança do comando na executiva local do partido. Além disso, Gomes avisou que não vai participar do processo eleitoral deste ano como candidato. Reforçou, entretanto, o seu apoio a Sebastião Melo e a necessidade de deixar a esquerda fora do poder na capital do Rio Grande do Sul.
“O adversário a ser vencido é o PT e seus asseclas, e qualquer enfraquecimento da atual gestão só beneficiará seus adversários”, afirmou Gomes, . “Torço para que a nova gestão opte por manter a coligação com Melo.”
Nota Oficial
Tenho muito orgulho de ser Vice-Prefeito de Porto Alegre, em uma coligação que, sob o comando do Prefeito Sebastião Melo, faz o governo mais liberal da história da cidade. Cumprimos o compromisso das urnas, transformamos Porto Alegre no melhor ambiente de negócios…
— Ricardo Gomes (@RicardoGomesPOA) March 15, 2024
Revista , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste