Sophia @princesinhamt
Política

Grandes empresas de tecnologia aderem ao programa do STF contra fake news

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Representantes das big techs Meta, TikTok, Google, , Microsoft e YouTube vão aderir, nesta quinta-feira, 6, ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Executivos das plataformas estarão na sede da Corte, para um compromisso com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, às 16h15.

“O acordo prevê o desenvolvimento de ações conjuntas, com a finalidade específica de promover ações educativas e de conscientização para enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação que viole princípios, direitos e garantias constitucionais”, informou o STF. “A adesão ao programa não envolve repasses de recursos financeiros da parte do STF nem das plataformas (como ocorre com todos os parceiros).”

barroso
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, durante reunião dos Conselho Superior de Estudos e Polí – 22/4/ | Foto: Yuri Murakami/Fotoarena/Estadão Conteúdo

De acordo com o tribunal, o programa de enfrentamento da desinformação combate “práticas que afetam a confiança das pessoas no STF”. A iniciativa rebate ainda conteúdos que “distorcem ou alteram o significado das decisões e colocam em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática”.

“Para cumprir o objetivo, desenvolvemos projetos, ações e produtos com diversos parceiros para difundir informações corretas e explicar sobre o funcionamento e competências do tribunal de forma mais clara, com foco em aproximar o STF da sociedade”, informou o tribunal. “A estratégia se apoia no tripé: explicar, traduzir e humanizar, usando site, redes sociais e TV Justiça como plataformas de relacionamento com o público.”

Dessa forma, há ainda um canal de denúncias para o qual as pessoas podem enviar supostas notícias falsas a fim de serem contestadas pela Corte.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.