O governo Lula se manifestou, nesta segunda-feira, 29, sobre a eleição na Venezuela, depois de ficar em silêncio, por horas, após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarar o ditador Nicolás Maduro reeleito.
Conforme o Itamaraty, o Executivo brasileiro “saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração”.
Ainda de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Planalto reafirma “o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados”.
Segundo o Itamaraty, é essencial que o CNE publique os dados, “desagregados por mesa de votação”, para o processo ter transparência.
“O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.
Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.
Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.
Fonte: revistaoeste