Sophia @princesinhamt
Política

Governador Flávio Dino comenta sobre possível indulto de Natal: ‘Decisão ainda não foi tomada’

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que ainda “não há decisão tomada” sobre o indulto de Natal, na última , 19.

O pronunciamento do ministro do (STF) vem em resposta às notícias que mencionam que o governo Lula não dará indulto aos condenados do 8 de janeiro.

“Algumas notícias circulando sobre Indulto”, escreveu Dino no Twitter/X. “Esclareço que não há, ainda, qualquer decisão tomada. Apenas uma proposta oriunda do CNPCP, que ainda será analisada no Ministério da Justiça e na Casa Civil, para só então ser submetida ao Presidente da República.”

Dino também disse que as notícias são “inevitavelmente imprecisas”. O “CNPCP” citado por Dino é o Nacional de Política Criminal e Penitenciária, órgão consultivo do .

O indulto natalino é um benefício previsto na Federal que extingue a sentença de condenados. O indulto ocorre por decreto presidencial, e não tem efeito imediato para libertar os presos. A defesa dos interessados deve entrar com um pedido de libertação na Justiça.

Lula deve aprovar proposta de indulto de Natal sem alterações

dino indulto natal 2dino indulto natal 2
A Decisão Final Sobre O Indulto De Natal Será Do Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, Que Pode Assinar O Texto Na Íntegra, Aprovar Partes Ou Barrar Por Completo | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A proposta do CNPCP exclui os condenados do 8 de janeiro e proíbe o indulto a líderes de facções e condenados por: crimes contra o Democrático de Direito; violência contra mulher; crimes de preconceito de raça, condições análogas à de escravidão; genocídio; tortura; terrorismo; crimes contra o meio (inédito); e crimes contra administração pública.

O texto do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária será analisado por Dino e, caso o ministro de Justiça e Segurança Pública o aprove, ele será encaminhado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

A decisão final sobre o indulto de Natal será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pode assinar o texto na íntegra, aprovar partes ou barrar por completo. Mas a tendência é que Lula não peça modificações na proposta.

Historicamente, o indulto de Natal nunca foi concedido a condenados por crimes hediondos, organizações criminosas, terrorismo, tráfico de drogas ou pedofilia. O CNPCP é composto de integrantes indicados tanto pelo governo como também pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.