Sophia @princesinhamt
Política

Gleisi responsabiliza Arthur Lira pela escolha de Nikolas Ferreira na Comissão de Educação

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) culpou, nesta quinta-feira, 7, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o Partido Liberal (PL) pela escolha do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) para presidir a Comissão de Educação.

Nikolas Ferreira foi indicado pelo PL para comandar o colegiado. Por acordo, ele era o único candidato,

Durante o lançamento do novo Programa de Aceleração de Crescimento, no Palácio do Planalto, Gleisi foi interpelada por jornalistas sobre a possibilidade de Lira ter se envolvido nas discussões da distribuição das comissões para que Lira não fosse escolhido, e disse:

“Eu acho que o presidente da Casa [Lira] deveria ter tentado fazer isso, mas, infelizmente, a Câmara vai pagar o preço, não somos nós, não”, declarou. “É a Câmara e a instituição que vai pagar.”

Apesar de reconhecer que a distribuição das comissões respeitou a proporcionalidade dos partidos, Gleisi disse que a indicação de Nikolas Ferreira foi “irresponsabilidade” do PL.

“Um mal-educado para presidir a Comissão de Educação”, continuou. “Isso depõe encontra a Câmara, depõe encontra o PL, depõe encontra as instituições. Só tenho que lamentar, não tem como você intervir.”

Nikolas Ferreira disse que a população tem medo de se manifestar por causa das condenações pelos atos do 8 de janeiro de 2023 | Foto: Reprodução/Revista Oeste
Foto: Reprodução/Revista Oeste

Como mostrou , a escolha de Nikolas para a Educação e da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) para comandar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) gerou embate com a ala governista.

No caso de Nikolas, por exemplo,Contudo, os governistas recuaram sob o acordo de indicar o nome do vice-presidente do colegiado, que ainda não foi divulgado.

Apesar das críticas, Gleisi não acredita que a gestão de Nikolas na comissão vá atrapalhar o andamento das pautas do governo Lula. “Não sei nem se ele vai fazer pauta, não sei se ele tem capacidade para isso”, continuou. “Os projetos principais do governo não têm tramitado pelas comissões. As comissões estão esvaziadas.”

Conforme a petista, a oposição vai “ficar fazendo discurso, atacando, fazendo convocação e fazendo bagunça”. “É o que eles sabem fazer, infelizmente”, destacou. “E é isso que eu estou dizendo, o governo vai seguir, não vai depender do presidente da Comissão de Educação, imagina, nem da CCJ, vai seguir a vida.”

Líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), negou que o governo tenha se envolvido nas disputas pelas comissões e destacou que cada líder “encaminha suas prioridades.”

Nas redes sociais, Nikolas rebateu as críticas de Gleisi. “Perdeu no voto e coloca a culpa no presidente Lira. Desequilibrada e anti-democrática”, escreveu.

Procurada por, a assessoria de Lira preferiu não comentar a declaração de Gleisi. Já a equipe de Caroline não retornou até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.